sábado, 11 de novembro de 2017

O que é Ética e o que não é



“Age do modo que a máxima da tua vontade possa sempre valer como princípio para uma lei universal”(Platão).

Estamos tratando de ética. A ética é um problema que diz respeito a todos os homens. A problemática moral preexiste tanto ao surgimento do cristianismo que tem dois mil anos quanto ao da razão.

Não  devemos reduzir o problema da ética a um debate entre crentes e não crentes porque ele o ultrapassa. como dizer, o todo é maior que as partes.

Podemos agora nos perguntar: O que é ética e o que não é?

Para os antigos filósofos, tal como Platão, a justiça e a virtude centralizavam todo o problema moral. O termo virtude tem, em grego, um significado bem mais rico e bem diferente do que tem para nós hoje. Designa o que faz a excelência, a perfeição de um ser.     É a prática ordenada de seu próprio bem, de onde resulta harmonia e felicidade.  

Trata-se de partes de uma única virtude, da mesma forma como os olhos, as orelhas e o nariz são partes do rosto. 

Na mítica antiga, nos tempos da criação, os deuses confiaram a Epimeteu e a Prometeu o cuidado de dotar cada espécie das qualidades necessárias à existência. 

Epimeteu abasteceu tão generosamente os animais e os vegetais que, quando chegou a vez da espécie humana, nada mais restava. Prometeu decidiu então compensar a imprevidência do irmão e furtou de Hefesto e Atena o fogo.

Eis, portanto, como o homem conquistou a inteligência que se aplica às necessidades da vida. No entanto, a discórdia começou reinando entre eles e ameaçava aniquilá-los. 

Foi então que Zeus, temendo o desaparecimento total da nossa espécie, enviou Hermes para levar aos homens o sentimento da honra e do direito, a fim de que pudessem se entender e se governar.

Já nos tempos modernos a ética foi estudada por Kant como o princípio supremo da moralidade. Uma de suas grandes questões filosóficas é o da ação humana, ou seja, o problema moral. 

Trata-se de saber o que o homem deve fazer, de como agir em relação a seus semelhantes, de como proceder para obter a felicidade ou alcançar o bem supremo. 

Existem valores morais diversos, e entre eles existem escolhas, pois temos o limite social, cultural etc. Nós somos inseridos no mundo e este sendo social já é formado, situado. Sendo assim, tem sentido afirmarmos que o eu tem um vasto campo de deliberações pessoais. 


A deliberação moral reside na questão – que tipo de pessoa quero ser? Então, a moral é quando a decisão contribui para a identidade do seu “eu”. 

De acordo com o modelo popular temos o “eu” racional e reflexivo, e o “eu” movido pelo o instinto.

O “eu” movido pelo instinto é voraz e devorador dos outros, é canino, e quando se encontra com poder é destruidor, em benefício do seu ego. Este ego quando entra num clima de política suga o sangue do povo para engordar a si mesmo. É aqui que se fazem os maiores crimes contra a sociedade e contra a humanidade.

Adéqua com o que já diziam as sentenças da Bíblia:
Quando o governo é formado de homens justos, o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus e desonestos, o povo chora de tristeza. Um rei justo e honesto ajuda seu país a crescer e viver em paz; o rei que quer ficar rico às custas do povo acaba destruindo a nação" (Prov. 29, 2-4)

O “eu” racional e reflexivo é o “eu” que pratica as cinco virtudes da ética: responsabilidade, lealdade, transparência, respeito, integridade e cidadania. Aqui se diz do homem político que tem moral, ética e caráter, já que as duas maiores virtudes da ética são o caráter e a moral.


Daí a expressão, aquele fulano não tem moral, ou “não tem caráter”, quer dizer não tem ética

          
          NOTICIÁRIO

1)- Próximo domingo, 19 acontecerá o REBANHÃO DAS COMUNIDADES, onde estarão reunidas as Comunidades de toda zona rural e não só. LOCAL: na MANGABEIRA. Constará da seguinte PROGRAMAÇÃO: Grande sessão solene de uma visão geral da amplitude e dinâmica das Comunidades nos dia de hoje pelo P.Chagas da Pastoral social da Diocese de Brejo, seguindo-se Testemunhos. Após o almoço comunitário shows dos dois cantores mais em voga na tradição das Comunidades do Baixo Parnaíba, Francisco Marinho e Pedro Silva. Às 16.00h a grande celebração com encenações e missa solene pelo Bispo diocesano Dom Valdeci. Vai ser uma prévia da celebração dos 50 anos das CEBs de Chapadinha em 2020. É uma celebração promovida pelo COMIPA junto com o pároco.

2)- MISSÃO JOVEM: Também no próximo domingo 19 aqui na cidade será realizada a XIII Missão Jovem com os catequizandos de Crisma, Profissão de Fé e Comunhão solene, organizada pela coordenação da CATEQUESE PAROQUIAL. Local: no Bairro Boa Vista (Mutirão).

3)- No dia 25, próxima semana acontecerá o TORNEIO DA CATEQUESE no RINCÃO. Os treinos acontecerão 23 e 24, sob o comando do prof. Bernardo Ayres, de manhã e à tarde. O encerramento da Catequese será no dia 18/11.

4)- As datas da Consagração nas Comunidades virão marcadas no próximo jornal da próxima semana.

5)- O 1º rito dos batismos de adultos acontecerá no dia 26/11. Vão fazendo as fichas no Secretariado paroquial. O 2º rito no dia 10/12

6)- O CPP terá reunião nesta Terça feira, dia 14. Cada Comunidade deverá levar as contas da comunidade. E as comunidades que faltaram na reunião do dia 31/10 devem levar o relatório dos pertences de cada Capela.

7)- Amanhã, dia 13 temos a reunião das Equipes do dízimo. Para avaliar o andamento do dízimo e atualizar melhor a prática bíblica e pastoral do dízimo. Sua presença é muito importante.

8)- Nos dias 16-26 estará acontecendo a Novena de Cristo-Rei, o padroeiro da Paróquia de CRISTO-REI. Vamos nos associar com alma e coração nessa linda programação, colaborando em todas as programações.

9)- Nesta semana, do dia 09 a 12 decorre a Assembleia diocesana de Pastoral na sede da diocese, com a presença de todos os agentes de pastoral, equipes sacerdotais, equipes de agentes de pastoral, pastorais e movimentos. Os padres da paróquia, P.Casimiro e P.Ambrósio estaremos presentes pelo menos até sábado.

10)- A pastoral Afro tem reunião nos dia 18-19 também na sede do Brejo.

11)- No dia 07 tivemos a reunião dos Colegiados, como estava anunciado. Só faltaram os Colegiados de Santo Antônio e Centro. Ficou decidido que os Colegiados de cada Capela e do Centro deverão reunir-se todos os meses entre si para verem o andamento de suas pessoas e da Comunidade.

12)- Missa da unidade paroquial aconteceu no 1º sábado, dia 04/11: Comunidades mais representadas: S. Antônio, Santana, Bom Parto, S. Francisco, Centro. As menos: S. Raimundo, S.Teresinha, São Pedro.
PASTORAIS mais representadas: Acólitos, Past. da Familia, M. da Eucaristia, Homens do Terço, Mulheres do Terço. AS MENOS: Past. da Sobriedade, RCC, Shallon, Caminho, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Apostolado do Terço. No primeiro sábado de Dezembro convido para prestar mais atenção, dia 02/12. Obrigado.

Nenhum comentário: