sábado, 8 de julho de 2017

Entrando no jogo da Bíblia para entender Dados e Estatísticas



Se eu digo “cadeira” me refiro a um móvel utilizado para sentar, e isso é verdade. Se digo “cadeira” para referir-me a um animal será um erro ou uma mentira, dependendo se é intencional ou não.

No mundo do Antigo Testamento, o conceito de verdade era diferente: verdade era tudo o que é fiel, estável, merecedor de confiança. Seu oposto era o que não é digno de confiança, portanto o que não é confiável. Exemplo: se tiver um jogo em que combinamos chamar “cadeira” a um cachorro, e “banco” a um rato, aí não haverá mentira, mas jogo de atenção. Aí, chamar cadeira merece confiança dos jogadores.

Aplicado aos escritos da Bíblia, a verdade  que se trata nos escritos da Bíblia situa-se no plano da mensagem ou da confiança, isto é, o que significa, o que quer dizer para nós. Não nos dados em si mesmos, sobre o que aconteceu.  Assim por exemplo um tipo de jogo. Só entende quem entra nele. Por isso podiam exagerar ou mudar os dados.

Um exemplo disso vemos em Zc.9,11: "Eis que teu rei vem a ti montado num jumento, um potro, filho de jumenta". Nada melhor pra dizer que o Messias seria da mesma classe dos mais pobres que andam mesmo só de jumento e ficaria com eles. Não iria pretender as honras dos mais ricos, os "homens de cavalos" nem militares. Ainda que ele nunca montasse um jumento, mas ficava o significado.

A Bíblia chegou até nós mediante cópias de originais que se perderam. Pois bem, além de ter cometido alguns erros involuntários, os copistas ocasionalmente introduziram mudanças intencionais.  É aí onde se situa o que chamamos de inerrância bíblica

Anteriormente tinha-se a ideia que Deus era o autor absoluto da Bíblia, e que o homem teria sido somente seu instrumento como secretário, o que não é bem assim, mas o escritor usou os condicionamentos próprios e recursos de um ser humano. 

Galileu Galilei já advertiu que na Bíblia o Senhor quer revelar-nos “ como se vai para o céu, e não como vai o céu”.

Também havia a opinião que na Bíblia tudo é infalível. Na realidade, a concepção do mundo que se encontra nos escritos bíblicos, segundo a qual, por exemplo, a terra seria plana e não esférica, e que os astros estariam lá em cima suspensos no firmamento, e o sol girando em volta da terra não corresponde à verdade. 

Dizendo que a Bíblia não pode falhar só porque está escrito na Bíblia, pois aí falhou. E  se fosse tudo ditado por Deus então Deus aí teria falhado. O que seria comprometer muito a Deus. Temos então que entrar no jogo da Bíblia para entender o que nos quer dizer isso de chamar sol, luz, firmamento no jogo da Bíblia.

Está escrito na Bíblia, em Gn.7,4 que o dilúvio teria durado quarenta dias, e noutro lugar diz-se que foi de cento e cinquenta dias, (Gn.7,24). O lugar onde brotou a água da rocha foi em Meribá (Ex 17,1), mas em Números diz-se que foi em Cadesh (Nm.20,1). 

No censo realizado por Davi resultou que havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, e em Judá quinhentos mil (2 Sm.24,9); porém no Livro das Crônicas as cifras eram de um milhão e cem mil em Israel, e quatrocentos mil em Judá (1 Cr.21,5).

Também que Davi comprou um terreno por 50 ciclos de prata para um altar para o Senhor (2 Sm.24,24), e noutro lugar que comprou por 600 ciclos (1.Cr.21,25). 

Nos evangelhos, a expulsão dos vendilhões do Templo foi no final da vida de Jesus,(Mt.21,12) mas em São João diz-se que foi no início (Jo,2). Aí vemos que há erros de conhecimento quando não conheciam a astrologia e cosmologia de hoje, e erros informativos quando apenas são de informação inexata.

Além do mais, para a tese que Deus não ditou as coisas aos escritores bíblicos, mas que os escritos provêm do esforço humano, diga-se para conclusão que os autores bíblicos afirmam suas fontes de investigação: Lucas diz expressamente ter “investigado com cuidado todos esses acontecimentos” (At.1,3). 

E em Números 21,14 o autor se refere a um “Livro de guerras de Javé”,  e um “Livro de Jasher” que nunca foram encontrados, mas que eles usaram como fontes de informação.  Como afirmei atrás, para os tempos bíblicos interessava a verdade da mensagem, e não tanto a exatidão da linguagem.


Entrando no jogo bíblico nos divertiremos bastante.

                    NOTICIÁRIO:

1)- Reunião do CPP, 3ªfeira da segunda semana do mês.

2)- Está decorrendo o festejo de São Camilo da paróquia de Cristo Rei até o dia 16.
3)- Festejo de Sant’Ana iniciará no dia 16, com levante do mastro e Arraiá da Aldeia e Vila Liberdade.

4)- Neste dia 09 ao 15 tem a Escola teológica no Brejo

5)- Equipes do dízimo de todas as Capelas: Tem reunião com dona Joana e equipe do Centro, no dia 14, 6ªfeira. Horário às 19.00h no CBNET.

6)- Lazer da comunidade de São Pedro e da Pastoral Familiar

7)- Hoje tem a gincana anual dos Acólitos. E no dia 28 o Grupo dos tem o  aniversário.

8)- Nos dia 03 e 04 tivemos reunião do clero com o senhor bispo na paróquia de Urbano Santos. Entre o vários assuntos tratados foi a discussão para aprovação do Estatuto dos presbíteros,  onde um item importante é a manutenção do clero e do bispo diocesano e o recolhimento das porcentagens das paróquias para a diocese.

9)- Datas confirmadas pelo senhor Bispo para Chapadinha: Dia 12 de agosto missa na Praça do Povo no dia do BOTE FÉ, às 19.00h; 24/09 – Missa de Inauguração e consagração da nova igreja de São Francisco no Bairro da Cruz; 29/10 – Missa do Crisma no horário das 10.00h; 18/11 Missa no Rebanhão das comunidades, na localidade Mangabeira, no horário das 15.00h.
Igreja de São Francisco no BAIRRO DA CRUZ em fase de acabamento.

10)- No dia 22 deste mês de Julho a comunidade de S. Francisco convida para um Arraiá, e para o Sorteio dos Envelopes. Horário às 19.00h do dia 22. Prêmio do sorteio: um Boi e outras atrações. Agradece a Comunidade de São Francisco.

11)-Próximo domingo, 16, a PJ irá fazer um evento na praça do estacionamento, após a missa das 20.00h. A Lanchonete estará aberta. Convida todo mundo a participar

NOTA
Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Secretaria Municipal de Educação e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no aluguel do RINCÃO BOA NOVA nos dias 25/26  DE MAIO Agradecemos o Ex.mo Prefeito que já  cumpriu com seu patrocínio  pro Show “Rosa de Saron” de 25/03/17. Porém a SECRETARIA ainda está em débito.



Nenhum comentário: