sábado, 20 de maio de 2017

A guerra dos Titãs e a nossa herança antropológica do dualismo grego.



A Igreja diz: o corpo é uma culpa; A ciência diz: o corpo é uma máquina; A publicidade diz: o corpo e um negócio; O corpo diz: Eu sou uma festa (Eduardo Galeno).

O filósofo alemão Nietzshe disse: “o corpo é uma frágil e magnífica estrutura que conecta o passado com algum futuro do qual somos elaboradores; nossa glória, nossa potência é sermos o útero desse futuro, quer para levar a vida até às estrelas, quer para tragarmo-nos no abismo dos esquecidos” (A.Oliveira, Bióides e Borgues, p.169).

Tales de Mileto na Grécia já perguntava “ de que somos feitos?” A antiguidade respondia do seu jeito, elemento natural, e espiritual? A resposta condizente hoje: Somos reserva ontológica inesgotável, nem apenas corpo, nem apenas alma, mas corpo e alma que combinam simultaneamente Logos e Eros. 

Logos é racionalidade, Eros é afetividade; Logos é pensamento, eros é emoção; Logos busca a verdade, eros acorda sentimentos; Logos economiza; eros esbanja vida. (Arduini).

E Platão o que dizia? “Ao homem que é alma num corpo não convém uma vida de pura inteligência que é indubitavelmente a vida divina, mas justamente porque é tal, é vida mais que humana, é vida dos eternos deuses. Porém também não convém ao ser humano uma vida de puro prazer, que é uma vida de puro animal. Ao ser humano convém uma vida mista de inteligência e prazer” (Reale, História da filosofia antiga, 213).

Isto é o que diz a filosofia. E o que diz a ciência hoje? No nossa época nasce o ideal de que o ser humano poderá dominar tecnicamente a natureza e a sociedade. Agora o corpo transforma-se numa máquina inteligente a ser reparada a cada movimento. Máquina em construção, todavia “máquina rascunho” sobre a qual a ciência trabalha para aperfeiçoá-la. (Novais, A ciência no corpo, 9). 

Deste modo, devido às ciência modernas, o ser humano passa a ser também objeto manipulável, como uma máquina, como um relógio, cujas peças se ajustam perfeitamente. Um mecanismo ao lado de outros mecanismos como um ser que funciona automaticamente.

E isto porquê? O Frei Beto já falava há 30 anos atrás, quando inventou a célebre expressão: “Eu desconfio, como bom mineiro que estamos vivendo não uma época de mudança, mas uma mudança de época” (Frei Beto, Modernidade e espiritualidade, 15).

Tudo isto nos dá a ideia dos avanços da antropologia, da filosofia e das ciências modernas após os inícios da reflexão sobre a pessoa humana. Desde a guerra dos Titãs e a nossa herança antropológica. 

O que é esta herança antropológica? A nossa herança antropológica é a origem do dualismo grego, filosofia que tem orientado toda a cultura ocidental até ao presente, e que está se revertendo agora com a vinda das mudanças que intuiu o Frei Beto. 

Em que consistia essa guerra dos Titãs e esse dualismo? Nisto: Que o ser humano tem uma parte ou elemento dionisíaco, a alma; e outro elemento titânico, o corpo. Esse dualismo leva a debitar ao corpo tudo o que há de pior e pesado na existência humana. E à alma tudo o que é de melhor.

Por que se chama dionisíaca a parte da alma? Porque na mitologia antiga Dionísio, filho de Zeus, o deus supremo, foi triturado e devorado pelos Titãs, os monstros, e depois eles foram queimados vivos pelo Zeus, e dessas cinzas nasceram os corpos dos mortais. Por isso a parte dionisíaca é a alma; liga-se a ela a tendência ao bem; a parte titânica era o corpo, ligava-se a ele a tendência ao mal.

Como constatamos, temos navegado no mar deste dualismo filosófico e mitológico até aos nossos dias, e tem agora uma orientação mais unitária. Nem corpo nem alma, mas corpo e alma num só ser. 

Quem sabe, metaforicamente, como afirmava Jesus Cristo, na unidade  com o Pai: “Eu e o Pai somos um” (Jo.10,30). A alma diz; eu e o corpo somos um; o corpo diz: eu e alma somos um.

Frequentemente o Novo Testamento escreve sobre a ‘carne’ e o ‘espírito’, querendo dizer por ‘carne’ a parte inferior da vida. E por ‘espírito’ o lado mais elevado, espiritual. Porém, hoje em dia somos convidados a ter uma visão integrada  do ser humano. 

Não somos uma alma espiritual habitando um corpo, e sim uma faísca da forma como Deus se expressa a si mesmo em nós. 

O ser humano é uma faísca do Amor primordial absoluto que se revela passo a passo, e procurando construir-nos cada vez mais claramente, pelo Espírito de Deus. Por isso Jesus disse: “Vós o conheceis porque ele está dentro de vós” (Jo.14,15). 

Dentro de nós, veja bem, dentro da unidade do nosso ser que é corpo e espírito, uma só realidade.


Por isso podemos dizer agora: O corpo não é uma culpa; O corpo não é uma máquina; o corpo não é um negócio; o corpo e a alma dizem eu sou uma festa, sou uma poeira das estrelas, uma faísca de Deus, um filho de Deus.

           NOTICIÁRIO


1)- Hoje no entorno do espaço da igreja matriz tem a realização de testes  grátis sobre hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV, pela Secretaria de Saúde, em parceria com o programa internacional da vigília sobre a Aids, ao cuidado da Ir. Vivi, do Nordeste V. Participe.

2)- Já se aproxima do dia 23, da recepção da Imagem Jubilar da Nossa Senhora Aparecida – ROTA 300. Horário: às 07.00h da manhã, no espaço junto à UFMA. Prepare seu carro, sua moto, sua bicicleta, seu caminhão porque tudo vai ser necessário. Suas bandeirinhas, e balões para a festa.

3)- Hoje, 21 tem o II JOVENS RESTAURADOS dos ACÓLITOS.

4)- Ontem, 20, aconteceu um dia de Formação para Catequistas da Zona Rural, no Rincão.

5)- Tem Primeira comunhão hoje na comunidade de Santa Teresinha, na Boa Vista. E na capela de N.S. do Bom Parto acontecerá no dia 04/06.

6)- Próximo domingo será o dia “D” do festival da música católica no Rincão, em prol do acabamento da construção da igreja de São Francisco, Bairro da Cruz. Veja a programação em detalhe mais à frente.

7)- Escola diaconal: Acontecerá no Brejo a continuação do Curso nos dia 27 a 28.

8)- Ministros da eucaristia: teremos reunião na última sexta feira dia 26 desta última semana, no CBNET. Sua presença é muito importante.


3° Festival de Música Católica & Show de Prêmios Beneficente - Chapadinha - Ma

A paróquia Nossa Senhora das Dores convida a todos para prestigiarem mais esse grande evento.

É neste dia 28 domingo
O grande dia "D" em prol da continuação das obras da Igreja de São Francisco, do bairro da Cruz  Dia 28 de Maio (domingo)   No Rincão Boa Nova  Venha vivenciar esse dia  de muito louvor!  Um dia inteirinho pra você e sua família! Confira a programação:

07:00hrs Missa Solene (cantos litúrgicos: Coral Nossa Senhora das Dores)     08:30hrs Café da Manhã 09:00hrs Banda Misericórdia Infinita  10:00hrs (atração surpresa! Aguarde!)  11:00hrs Som Livre  12:00hrs Feijoada Beneficente  12:10hrs Carlos Magno - O ORIGINAL
13:00hrs Pedro Silva   14:00hrs Louvor Mix  15:00hrs Banda Sky Heaven  16:00hrs Francisco Marinho   17:00hrs Banda Emunah  18:00hrs Ministério Sobre as Águas   19:00hrs Andrea Dutra   20:00hrs Show de Prêmios

Adquira já sua cartela!    Bingo eletrônico!  Realização Paróquia Nossa Senhora das Dores    #participe_da_festa_do_povo_de_Deus  #colabore   Relação das equipes de trabalho no dia 28:  DIA D  1 - EQUIPE  FEIJOADA  Resp. Baquim e sua equipe  2 – EQUIPE DE SEGURANÇA   Resp. Zezão e sua equipe  3 – EQUIPE DE INFRAESTRUTURA   Resp. Reinaldo e sua equipe
4 – EQUIPE DE LIMPEZA E CADEIRAS  Resp. Renata – Acólitos   5 – ORNAMENTAÇÃO   Resp. Danylo Portela e sua equipe   6 – LANCHONETE  •Manhã – Rosário e equipe   •Tarde – Cleó e equipe  •Noite – Dodô, paixão, Rute, Jesus  7 – CAMARIM E PALCO   Resp . Flaviane, Nando e Odilene   8 – ACOLHIDA    Resp. Fabiana e equipe   9 – BINGO ELETRONICO - Comunidade Shalom   10 – EQUIPE DE FICHAS LANCHONETE  Resp. José Carlos (CAEP)
11 – CENTRAL DE CARTELAS    Resp. Dorismar + 5 pessoas  12- PRESTAÇÃO DE CONTAS   Comunidade Shalom    13- COORDENAÇÃO DO EVENTO  Lindomar, Railson e Pe. Casimiro

Nenhum comentário: