sábado, 25 de fevereiro de 2017

O “status”, o “prestígio” e as bem aventuranças e o dinheiro



"A proposta despodurada de Jucá supera limites. A política tem sido a segunda profissão mais antiga; termino percebendo que tem uma forte semelhança com a primeira.” Esta afirmação do comentarista político Josias de Sousa, da Rede Brasil adequa bem com a matéria do nosso título de hoje.

Na sociedade em que Jesus vivia, o dinheiro era o segundo valor mais importante. O primeiro valor era o “prestígio”. No mundo oriental, até hoje o prestígio é mais importante que qualquer outra coisa, e as pessoas preferem antes cometer suicídio a perdê-lo.

Toda a sociedade rodava na base do status, que dava prestígio ou não. Por exemplo, o insulto que partisse de pessoa superior seria aceite. Insulto de um igual não era tolerável. Insulto de um inferior não era tolerável e daria briga ou cadeia. Qual a origem dessa posição? Ou dos antepassados, ou de autoridade, ou da riqueza ou da educação. Isso fazia parte da vida social tanto como da vida religiosa.

As pessoas que não tinham status algum na sociedade, como loucos, cegos, surdos e aleijados e menores, todos eram totalmente excluídos. A vida nessa comunidade era baseada explicitamente na regra segundo a qual um homem seria mais honrado do que outro conforme o maior ou menor nível de seu status.

Jesus veio para quebrar essa cultura. Ela agia bem explicitamente para que as pessoas entendessem que somos iguais. Ao homem da mão seca disse “venha aqui para o meio” (Mc. 3,3), porque ele estava lá bem no chão desprezado pela sinagoga. A outro que  os fariseus não queriam que se mostrasse Jesus perguntou: “é lícito curar ou não em dia de sábado, ou deixa-lo morrer?” (Lc. 6, 11).

Na prática, eles viviam para o prestígio e para a admiração que recebiam dos outros. Praticavam todas as suas ações com o fim de serem vistos pelos homens. Usavam largas “mangas”, e longas “franjas”. Gostavam do lugar de honra nos banquetes, dos primeiros lugares nos lugares de culto, e de receber as saudações nas praças públicas. Assim como os meninos da classe política de hoje. “ Em época de eleição não fica poeira na costa de caboco”. E depois da eleição quando aparecem olha só as fotos como capricham.

Por isso Jesus tantas vezes declarou “se não se tornarem pequenos não entrarão no reino dos céus” (Mt.18,4). No reino de Deus todos devemos estar dispostos a ser como os últimos, e os servos de todos (Mc9.35). Significando que devemos estar dispostos a abrir mão de toda preocupação com todo e qualquer tipo de status e prestígio e dinheiro. Era por isso também que ele dava o mesmo trato a toda e qualquer mulher, da mesma dignidade que todos os outros.


Notemos que o que Jesus preconizava não é a troca de status, “o que se orgulha seria humilhado”, e não era promessa de prestigio para que os não têm nenhum prestígio agora. É a promessa de que eles não vão ser mais tratados como inferiores, mas para serem plenamente reconhecidos como seres humanos. 

Do mesmo modo, como os pobres não receberão a promessa de riqueza, mas da completa satisfação de suas carências e necessidades com os mesmos direitos. “Bem aventurados os pobres porque serão saciados” (Mt.5,6).

          NOTICIÁRIO

1)- Está decorrendo o Retiro de carnaval, XXI ALIANÇA, promovido pela RCC, no Rincão Boa Nova, com participação de outras paróquias como habitual. Simultaneamente acontece a II Arquinha da Aliança na igreja da Aparecida, com a participação da criançada de Chapadinha.

2)- Início da Quaresma e abertura da CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Dia 01/03, Quarta feira de CINZAS. Terá a santa missa às 17.30h e às 20.00h.


3)- Semana passada, dia 16 aconteceu o repasse da CF, no CBNET, pela equipe da CF (Campnanha da Fraternidade);  agora acontecerá em todas as Capelas. Neste ano o Tema é: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA; O lema: Cultivar e guardar a criação. A equipe paroquial tem vários projetos, como fazer parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria do Meio ambiente, e Secretaria de Educação para fazer o repasse nas Escolas.
E vamos preparando a grande caminhada, do dia 02 de abril, com todas as comunidades e colégios e catequeses juntas. Lembro o que foi falado neste jornal domingo passado: O meio ambiente nos mata se nós o matamos, Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza nunca.


4)-Escola diaconal: decorreu no Brejo a Escola diaconal para os futuros diáconos, desde o dia 25 até hoje neste domingo, como formação mensal.

5)-Assembleia paroquial de catequese: acontecerá sábado próximo, dia 04, local, no CBNET para todos os (as) catequistas da paróquia.

6)- Atenção ministros da eucaristia: reunião foi adiada para o dia 03, próxima 6ªfeira por conta da missa da abertura da XXI Arca da aliança, obrigado.

7)- Pastoral do idoso: Reunião no Brejo dia 03/03, próxima 6ªfeira. São convocadas duas pessoas por paróquia

8)- Assembleia diocesana da RCC: dia 04/03. Local, no povoado São João dos Pilão.

9)- Formação para assessores e coordenadores da P J: Local: Brejo. Dia 04 e 05/03, próximo sábado e domingo. Se prepare. Contatos: Ir. Fátima, tel e watsap: 982.602926

10)- Abertura da Catequese na Paróquia: dia 11 de Março, com Encontro dos pais e Catequizandos. “ A catequese é a obra mais importante de uma paróquia” (Papa São João XXIII, “A transmissão da catequese”).

11)- Na próxima semana, dia 07 terei uma visita muito especial, uma pessoa que veio aqui em Chapadinha, há quase 26 anos, o meu irmão P.Anibal. Virá junto com o P.José Armando, de Belo Horizonte. Meu mano ficará por um mês. Bem vindo.


Nenhum comentário: