sábado, 8 de outubro de 2016

A terra virou uma mercadoria há dez mil anos



Está provado que há 10 mil anos todas as partes do mundo foram ocupadas. Aí começou a a domesticação dos animais, a agricultura, e a guerra pela posse da terra. É daí  que se originou o que é comum chamar-se o “patriarcado” ou sistema patriarcal.

Porque se chama assim? Porque uma nova  casta masculina veio à frente: agressiva, gananciosa e militarista. Com bastante rapidez a terra se tornou uma mercadoria e foi repartida entre licitantes gananciosos. 

Aconteceu também o crescimento brusco da população, e com ele doenças nunca antes conhecidas quando o homem interagia com a natureza. Outro fator para isso foram as doenças vindas da proximidade com animais domesticados, o que deu origem ao sarampo, tuberculose e varíola que passavam do gado, a coqueluche e a malária passadas pelos porcos, patos e galinhas. 

Tudo isto devido à invenção da agricultura que pela sua governança deu origem ao sistema patriarcal que se destacou em todas as formas de governança contemporânea tanto política quanto religiosa. Como vestígios disso fazem eco alguns escritos da Bíblia como a história de Caim e Abel e também a construção da torre de Babel.

Na verdade, a terra passou a ser tratada como uma mercadoria, um objeto a ser disputado para fomentar a filosofia patriarcal da segmentação da conquista. A partir de então a agricultura tornou-se um sinônimo de dominação e controle.

Anteriormente, a terra era considerada sagrada devendo ser tratada sempre com amor e respeito: como a deusa-mãe-terra. O homem morava no coração da terra: daí em diante o deus celeste ficou morando nas alturas do céu, e o ser humano fora dele.

Consequências: a ordem hierárquica torna-se o monopólio de toda a verdade. Deus governando do topo, de cima. Os céus são habitados por camadas de hierárquicas. Modelo que passou para a terra: os homens puseram o rei no topo da pirâmide e os seus homens de destaque em todas as formas de controle. 
Daí que toda a ordem do rei era vista como vinda de Deus. E o rei se considerava o deus na terra. Era chamada a teocracia. 

Na época de Jesus ainda reinava a teocracia, que era a governança de Deus, chegando até pouco depois da Idade Média, com a revolução francesa (1799). Em alguns Estados islâmicos ainda esta situação ainda está castigando a humanidade.

O mais perturbador é que as religiões herdaram em grande medida a violência que caracterizava esse sistema que era chamado de patriarcado desde as suas origens. 

Entre alguns conceitos originados desse sistema opressor está o conceito da realeza que os judeus queriam impor em Jesus. Julgando-o ou não como messias, se fosse Messias teria que ser o rei. Mas Jesus sabendo disso fugiu e escondeu-se na montanha (Jo. 6, 15). Porque a realeza e a divindade eram consideradas sinônimas.

Outro conceito originário daí era o complexo de culpa. O método patriarcal de subjugar as pessoas inculcando-lhes medo e culpa. E a tarefa dos humanos seria resumida em tentar consertar as coisas diante desse governante divino insaciavelmente exigente.

Foi uma tarefa grande de Jesus tentar libertar as pessoas desses medos de Deus, que ele apresentou não como o tirano insaciável, mas como o pai próximo.


JESUS NÃO ERA UM PRÍNCIPE

"Jesus não era um príncipe, estava com os pobres"(Papa Francisco)
“Sabendo que viriam buscá-lo para fazê-lo rei, Jesus retirou-se de novo sozinho para a montanha” (Jo.6, 15)
Pastores 'príncipes' são um mal para a Igreja
Jesus não era um ‘príncipe’. É feio para a Igreja quando os Pastores se tornam distantes dos pobres e viram ‘príncipes’. (Audiência de 14/09/2016 )



       NOTICIÁRIO


1)-Hoje tem Adoração ao Santíssimo Sacramento em vez do domingo passado.

2) Hoje tem reunião do CPP, às 15.00h, local, CBNET

3)- Lembro a renovação da assinatura do Jornal da Celebração “O DOMINGO”  e a LITURGIA DIÁRIA.

4)- Hoje é a 7ª noite da Novena de NªSª Aparecida.

5)- Próximo domingo, 16,  é a reunião  das Equipes da Preparação dos Batismos.

6)- No dia 23 será a reunião para fechar a eleição da COORDENAÇÃO PERMANENTE do BOTE FÉ e escolha do TEMA para 2017. Participe.

7)- Encerrou no dia 04 o festejo de São Francisco no Bairro da Cruz com muita participação. Hoje é a 7ª noite do festejo de NªSª de Aparecida, e a 3ª noite de Santa Margarida no Novo Castelo.







Santa Margarida festejada no B. Novo Castelo



Nenhum comentário: