sábado, 6 de agosto de 2016

a maior miséria não é aquela que habita os bolsos, mas a alma.



“Fazei bolsas que não se estragam, um tesouro no céu que não se acaba; ali o ladrão não chega, nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro estará também o vosso coração”(Lc. 12, 32)

Conta-se na vida de S. Vicente, diácono, que os emissários do governador chegaram até ele pedindo que lhes entregasse os tesouros  da igreja. Ao que o santo respondeu, aguardem só uns momentos que eu vou buscá-los. Minutos depois chegou com um grupo de cidadãos pobres da cidade de Valência que eram alimentados por ele, dizendo: “estão aqui os meus tesouros”.

Os cidadãos são o tesouro da nação. Da maneira como são tratados os cidadãos depende a prosperidade da nação. Podem reverter num tesouro para os governantes quando se aproveitam deles; ou podem ser o tesouro que a nação cuida como o jardineiro cuida das flores.
Há um prazer escondido na prática do poder. O poder dá status, e é por conta disso que a maioria dos que se candidatam almejam seus cargos. 

Tempos atrás eram chamados de “colarinhos brancos”, pois o paletó e o colarinho branco lhes dava esse status de “homens de bem”. Digamos, escondiam as suas intenções atrás dos colarinhos brancos

Eram máscaras para encobrir suas intenções perversas de não cuidar do tesouro da nação que são os cidadãos,  mas de se aproveitar  desse tesouro para devorá-lo e encherem seus bolsos. Significativamente que agora já não tem mais colarinhos brancos, mas tudo virou colarinhos sujos, manchados com o sangue das vítimas que exploraram e devoraram que são os cidadãos. Caíram as máscaras, e ficaram e ficaram a pobreza de mente, de intenções e a voracidade de enricar às custas da nação. 


Alguns tinham até uma couraça que os blindava para praticar todo tipo de criminalidade que se chama “impunidade”. Deixando o mundo na miséria, eles querendo ser os donos do mundo. Mas tem o psicólogo A.Cury que os auscultou e descobriu uma doença rara e geralmente incurável que é aquela: “a maior miséria não é aquela que habita os bolsos, mas a alma”. E achou essa doença na alma  deles

Essa doença vem duma planta daninha, que outro psicólogo Viktor Frankl descreve como instinto autodestrutivo, que é a busca do prazer pelo prazer. No caso o prazer do status, atrás do qual se escondem para devorar tudo que encontram. “ O princípio do prazer é autodestrutivo: quanto mais se faz do prazer um alvo, tanto mais se erra a meta” (V. Frankl).

Esses caçadores de status são comparados nesta filosofia aos caçadores do prazer sexual, só muda a direção. 

E a psicologia continua explicando que “em condições normais, o prazer nunca é a finalidade da atividade humana mais sim um efeito colateral da consecução de uma meta; realizar um objetivo constitui uma razão para ser feliz: a felicidade se apresenta automática e espontaneamente”. 

A ênfase concedida ao princípio do prazer na psicologia freudiana é análoga à importância que a teoria de Adler dá ao sentido da superioridade (status). Contudo, tais visões de funcionamento também provam ser autodestrutivas, uma vez que demonstra e exibe seu desejo de poder será, mais cedo ou mais tarde repudiado por parecer um caçador de status.

“O ser humano não está primariamente direcionado para o prazer e para a felicidade enquanto tais, mas para os desencadeadores desses efeitos” (V. Frankl).


NOTICIÁRIO

1)- Neste domingo terá a missa da consagração do Coral Nossa Senhora das Dores, no horário das 20.00h. Parabenizamos o maravilhoso CORAL pelas belas apresentações.



2)- Visita da imagem da Padroeira nos Bairros e de Jesus misericordioso: No próximo dia 10, 4ªfeira seguirá para a Comunidade de S.ta Teresinha, após ter visitado as famílias do Bairro da Cruz e da Corrente. Dia 15 seguirá para a Capela de Santana, Comunidade Aldeia e Vila Liberdade.
3)- Ministros da Eucaristia: Reunião  nesta 6ªfeira, dia 12, no horário das 19.30h. Local o CBNET
4)- Próximo sábado, dia 13, a Irmã Maria de Nazaré Freire, das Irmãs da Caridade celebra 25 anos de Consagração Religiosa. Santa Missa na igreja Matriz de NªSª das Dores. Horário: 20.00h. As Irmãs de Caridade de Montreal convidam você e sua família para participarem deste evento.


5)- Tanques para criação de peixes: “Avisamos que estamos fazendo tanques com a nova técnica de uso de lona submersa, pela metade do preço, $100 reais. Comunicamos aos interessados que dia 13 de agosto acontecerá uma reunião. Local: no Angelim. Ligue para 99133.4279. Genival.



6)- Novidade: Novo BLOG: O QUE ROLA NA CITY.      Pesquisa Google: blog o que rola na city.
Toda a cobertura do BOTE FÉ E FESTEJO   você pode acompanhar. Ao c/ de André Aguiar e Élisson. Obs: Tudo em vídeo

7)-Semana passada tiveram a sua Formatura em  Teologia ( Curso de Extensão Teológica) seis senhoras de Chapadinha: Senhora Dadá, senhora Grazi Mesquita, senhora Eliene Francisco, senhora Socorro Araújo, senhora Marilene,  e senhoria Eliana Araújo. Parabéns para as vitoriosas.


8)- 

   BOTE FÉ

TERÇA FEIRA 09/08 NO CBNET, COM O Pároco, e toda equipe de Coordenadores e Grupos, Pastorais e Organizações em geral.

9)- Chegou para ficar uns dois meses conosco o nosso amigo SEVERINO MORAIS. BEM VINDO. Nos ajudará muito no BOTE FÉ  e no FESTEJO






10_ Veja como vão os trabalhos da reforma da Caixa d'Água para nossos trabalhos des eventos da Praça 












Nenhum comentário: