sábado, 2 de julho de 2016

Momento histórico de Chapadinha - Oficialização da nova Paróquia de CRISTO-REI


Este domingo, dia 03 de Julho de 2016 é um dia histórico para Chapadinha, com a oficialização da nova Paróquia de CRISTO-REI, pelo bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes, entregando este cargo ao primeiro administrador paroquial P. Joel Teixeira Araújo.

Chapadinha, que contava  com a única  Paróquia de NªSª das Dores, será agora a primeira cidade no Baixo Parnaíba e na diocese de Brejo que irá contar com duas Paróquias: Paróquia de NªSª das Dores, no Centro histórico, e Paróquia de Cristo-Rei, com sede no Bairro Areal, tradicionalmente chamado Bairro de São Camilo do Areal.

O Padre Joel Teixeira Araújo é natural de São Bernardo (Ma), onde foi ordenado sacerdote no dia 26 de Setembro de 2015. Tem exercido o exercido sacerdotal na Paróquia de Barreirinhas como vigário paroquial, e encarregado da Pastoral vocacional na diocese. Filho de José Ribamar Santos Araújo e de Maria de Jesus Teixeira Martins. Nascido no dia 18/04/1987. Parabenizamos o Padre Joel pelo novo cargo que hoje está assumindo perante o bispo diocesano e perante a nova Paróquia de Cristo-Rei.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CHAPADINHA-MA:

No Bairro da Aldeia localizado aproximadamente uns 500 metros do centro da cidade ali nasceu Chapadinha, com a fixação em 1783 de uma população dos índios  Anapurus da Tribu Tupi, que habitavam terras do Baixo Parnaíba, localizadas na estrada entre o porto da Manga, atual Nina Rodrigues e a Vila de Brejo (atual cidade de Brejo), caminho natural das boiadas que demandavam Caxias e Piaui. O povoado rapidamente cresceu e atraiu comerciantes e outras famílias. Em face da topografia plana e da cor das mulheres que habitavam o local, o povoada recebeu a denominação de Chapada das Mulatas.


Célebre ficou também pela guerra dos BALAIOS, ou balaiada, que recebeu o nome por conta do guerreiro Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, fabricante de balaios, um dos componentes do grupo que em 1838 invadiram a cadeia da vila de Manga, comandados pelo chefe Raimundo Gomes Vieira Jutaí, líder da revolução, para soltar o seu irmão e todos os presos que ali estavam

Tendo-se dirigido para Chapadinha, os Balaios fizeram um acampamento no povoado Angicos, e lá se defrontaram com as tropas vinda de Brejo, que juntamente com as forças locais de Chapadinha foram por eles derrotadas, tendo morrido o capitão Pedro Alexandrino de Andrade e o tenente coronel João José Alves, em 18 de Abril de 1839. A revolta da Balaiada só chegou a ser vencida quando o regente Pedro de Araújo Lima (Marquês de Olinda) mandou o coronel Luis Alves e Silva, em 17 de fevereiro de 1840 como presidente e comandante de armas, guerra que durou todo o ano de 1840 a 1841, derrota confirmada em 19 de Janeiro de 1841. Esta vitória rendeu ao mesmo a promoção de General e o título de Barão de Caxias.


CATEGORIA DE VILA A CIDADE

Em 1870 o povoado já tinha uma Sub-Delegacia de polícia, um distrito de paz, um batalhão de Guarda Nacional, um comissário Vacinador, uma Escola de primeiras letras, e dispunha de uma Capela coberta de telha, embora as casas em maioria fossem cobertas só na palha, e com uma população de cerca de seis mil habitantes.

Em 1890, através do decreto de lei Estadual nº36 de 17 de outubro o povoado de Chapadinha foi elevado à categoria de Vila, desmembrando uma área de 3.279,3 kms/2 dos municípios de Brejo e Vargem Grande. Foi nomeado um primeiro juiz, o sr. Sebastião de Sousa Barbosa e o primeiro intendente(prefeito) o sr. Bento Gomes de Almeida, a primeira professora Sra Eliza Barbosa Carvalho, e cinco casas de negócios. Finalmente, pelo decreto-Lei nº45 de 29 de Março de 1938, assinado pelo senhor Boanerges Neto Ribeiro, Secretário geral do governo do Estado do Maranhão, Chapadinha foi elevada à categoria de cidade.

A PRIMEIRA IGREJA



A 1ª Igreja de Chapadinha foi dedicada a NªSª da Conceição. Porém, a família Ferreira fez doação de um terreno com uma légua de raio a Nossa Senhora das Dores. A capelinha ficava situada no local da velha Caixa d’água e foi demolida em 1870. Em razão do seu crescimento, Chapadinha foi motivo de uma Provisão Régia, em 25 de Setembro de 1802, que a transformou em freguesia de NªSª das Dores. 

Finalmente, dom Luís de Brito Homem, o 13º Bispo do Maranhão homologou a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, a 02 de Março de 1805, no mesmo ano em que foram homologadas pelo mesmo bispo as Paróquias de Itapecuru Mirim, Turiaçú, Parnaíba(Pi), Amarante e Jaicós. (História Eclesiástica do Maranhão, por D.Filipe Condurú, pg. 107). Foi construído um novo templo, em 1950 pelo P. Máximo Martins Ferreira, e mais tarde, já ficando pequeno, o atual templo pelo Padre Walter de Castro Abreu, em 1965.

 A atual igreja Matriz de NªSª das Dores foi reformada com a construção da torre, colunas e vigas de concreto e  forrada, pelo P.Manuel dos Santos Neves, em 1980.

Párocos que passaram pela Paróquia de NªSª das Dores:

P. Máximo Martins Ferreira, P. Manoel Félix, P. Firmino, P. José Policarpo Seabra Ayres, P. Bogea, P. Gentil Moura Vieira, Mons. Pedro Santos, P. Walter de Castro Abreu, P. Manoel Prestes Lima, P. Manuel dos Santos Neves, P. Casimiro dos Anjos dos Anjos Galhardo João
Além destes párocos, outros sacerdotes da Sociedade da Boa Nova, como vigários cooperadores: P. Américo de Oliveira, P. Manuel  Bastos, P. Antônio Tavares, P. Justino, P. Kaquinda Dias e P. Pedro Correia.


Lista dos Prefeitos: Bento Gomes de Almeida, Pedro Mata de Oliveira Roma, Raimundo Rodrigues Ferreira, José Caetano de Almeida, Antônio da Silva Ferro, Manoel Vieira Passos, Sebastião Vieira de Almeida, João Rodrigues Chaves, Manoel Leite Fernandes, Joaquim Barros de Almeida, Salomão Xavier Gonçalves, Benedito Gonçalves Morais, Antônio Rodrigues Lobato, Edésio Vieira de Almeida, Antônio Dias Carvalho, Raimundo Vieira de Almeida, Helvécio Vieira Passos, Epitácio Vieira Passos, Eurides Araújo Almeida, Ataliba Vieira de Almeida, Benedito Rodrigues Martins, Joaquim Cirilo de Almeida, Raimundo Nazaré de Oliveira, Antônio Ponte de Aguiar, José Ribamar Ferreira Silva, Bernardo Serra de Almeida, Irineu Veras Galvão, Dr.José da Costa Almeida, Isaías Fortes de Meneses, Osvaldo Rodrigues Lobo, Dr. Magno Bacelar, Danúbia Loyane de Almeida Carneiro, Ducilene Belezinha (Maria Ducilene  Pontes Cordeiro).

NOTICIÁRIO
1)- Reunião agendada com as lideranças do novo CPP no Salão de Cristo-Rei, às 19.00h

2)- Dias 04 a 05 de Julho, Reunião do Clero em Magalhães de Almeida

3)- Dias 07 a 10, Nordestão das CEBs em Teresina (Pi).

4)- O IV Retiro diocesano  das Santas Missões Populares foi adiado para o mês de Agosto, em dada a anunciar

5)- Próximo domingo, dia 10, Reunião do CPP da Paróquia de NªS das Dores

6)- Dias 17 a 24, V Etapa de Formação Teológica em Brejo

7)- Dias 29 a 31, Congresso diocesano da RCC em Chapadinha

8)- Dia 14, Reunião dos Conselhos econômicos das duas Paróquias com o CAEP da Matriz, no CBNET às 19.30h


Nenhum comentário: