domingo, 6 de março de 2016

O que entendemos por Espiritualidade


É urgente mudar nossa visão sobre Deus e nossa relação com ele. Porque enquanto pensamos que somos os justos, faremos maus julgamentos das pessoas que não seguem nossos padrões religiosos. 

Deus sai à busca do perdido, e não passa o tempo fazendo cafuné naqueles que nos julgamos os puros e os santos. Isto tem a ver com espiritualidade. O que entendemos por Espiritualidade?
 

Cada um de nós tem suas imagens e pensamentos sobre Deus e nosso relacionamento com Deus. 

Espiritualidade é simplesmente a maneira como permitimos que essas imagens e esses pensamentos dirijam a forma como vivemos. Podemos, por exemplo, imaginar Deus como ditador cruel. Essa crença teria enorme impacto em nosso relacionamento com Deus, nosso estilo de oração e culto e a imagem que temos de nós mesmos.

Muitas pessoas vivem uma espiritualidade fundamentada em uma divindade supervisora que  só vive para castigar. Quando as coisas dão errado na vida, ou quando ocorre uma tragédia a explicação é que Deus deve estar testando-as ou castigando-as. É comum ouvir as pessoas falarem que deve ser a “vontade de Deus”. A imagem do Deus castigador ainda está muito viva.


Por outro lado, poderíamos perceber Deus como incrivelmente amoroso e entender que somos ricamente abençoados com a presença do Espírito de Deus. Obviamente, no segundo exemplo, nossa espiritualidade será muito diferente do primeiro exemplo. 

que acreditamos e imaginamos e a maneira como isso influencia a maneira como vivemos, nos relacionamos, rezamos e cultuamos, eis a nossa espiritualidade.

Como católicos, nossa espiritualidade foi formada e incorporada para nós durante séculos de experiência, meditação e reflexão. Herdamos uma visão católica do mundo em tenra idade. 
Nós aceitamos, na maioria das vezes, sem questionar e procuramos ser fiel a ela. Um dos problemas encontrados hoje é que grande parte da nossa espiritualidade herdada foi formada por padrões de pensamento religioso e visões do mundo que agora são questionáveis. 
É um pouco como tentar realizar uma cirurgia cardíaca em um hospital moderno só com o conhecimento da ciência médica do século XV.

Aprendemos por exemplo que Deus nos vigia, que Deus  nos cobra, e castiga, e não vai por aí a essência de Deus. Aprendemos que nós temos que servir a Deus com toda a força. Ora, nos evangelhos aprendemos, como diz o teólogo Albert Nolan, “que Deus não quer ser servido por nós, mas quer nos servir”. 
Aprendemos também que somos vigiados por Deus, assim como um policial, e Deus não é isso. A mãe não vigia, cuida. E se a criança erra, a mãe não pune, mas abraça. Assim é Deus. Aprendemos que magoamos  Deus, “o coração de Deus”, mas a mãe não se magoa com as estripulias da criança, acha graça e dá risada.
“Todos estamos impregnados da presença de Deus. O Papa não a tem mais que o caminhoneiro ou a enfermeira. Deus vem à expressão, vem a uma forma de vida especial em mim. Em mim Deus fala, move-se, dança, compõe música ou escreve poesia, faz amor e cria vida, ri da imperfeição de tudo e chora por ela” ( M. Morwood).

Alguns de nós fazemos profissão de servir a Deus, e assim não mantemos com o Pai uma relação afetiva, mas só serviçal como de um funcionário. Assim como o irmão mais velho do filho pródigo, que se considerava ser um bom funcionário do pai, e cobrava um cabrito. E por isso enciumou do irmão. 

A gente também enciúma de alguém que consideramos de pecadores quando vemos entrar numa fila sendo acolhidos pelo Pai. Quase nos consideramos donos do Pai, e de poder controlá-lo. Acho que aquele filho mais velho também se considerava dono do pai, e com poder de controlá-lo, e não só, mas também dono  do irmão.

Deus é um Pai bondoso que deixa os filhos livres para fazer as próprias escolhas e nunca condiciona seu amor aos erros ou acertos dos filhos

           Locais das cenas e da VIA SACRA e responsáveis pela ornamentação


Observação: Necessário um caminhão com carroceria grande, que servirá de Palco deve estar ornamentado e posicionado frente à procissão. (Dúvidas ligar para coordenação 991216662 / 991370717/ 991169202)

01ª Cena - Jesus e tentado no deserto. (frente a Matriz) - Bairro Aparecida, e Legião de Maria. 

02ª Cena – Jesus é traído e entregue aos chefes da lei. (frente a Landry Móveis)- Comunidade Novo castelo, comunidade Santa Ana

03ª Cena – Agonia de Jesus no horto das oliveiras. (frente ao Chico Pontes) -Comunidade Bairro areal, Comunidade São José, Mil casas.

04ª Cena – julgamento no palácio de Caifás. (frente  a CASA CARRO)- Comunidade Bairro da corrente, Mulheres do Terço e Acólitos.

05ª Cena – Jesus no palácio de Pilatos flagelação e julgamento condenação. - (frente a Ferrame Box Construções) - Bairro Terras Duras, Pastoral da Juventude, Catequese paroquial.

06ª Cena – Jesus no palácio do rei Herodes.- (do outro lado da avenida frente a FAP)- Comunidade Bairro Novo, Bairro de Fatima e Pastoral da Família.

07ª Cena – Jesus encontra-se com sua Mãe. (Caema)- Bairro Santa Luzia, bairro Recanto dos pássaros

08ª Cena – Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz. (frente ao Raimundo Bacelar)- Comunidades Bairro Mutirão, comunidade Santo Expedito, Pastoral do Idoso.

09ª Cena – Verônica enxugar a face de Jesus.- (frente ao TRIART's)- Comunidade bairro Campo Velho, bairro Tigela.

10ª. Cena – Jesus consola as mulheres de Jerusalém- (frente a Esola Amélia Almeida)Comunidade bairro Santo Antônio, Pastoral da Sobriedade.

11ª. Cena – Crucificação e morte de Jesus. (Praça da Bíblia)  Comunidade Bairro da Cruz, Homens do Terço, Pastoral do dizimo.

12ª Cena – Ressurreição (Palco da Matriz)- Todos os grupos da Renovação Carismática Católica. Difusão Comunidade Shalom


                  NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Início da Catequese: Dia 12 de Março, próximo sábado, no Centro e em todos os Bairros.

2)- Ritos do Batismo: 1º Rito, no próximo domingo, 13 deste mês; 2º Rito, no dia 20, na missa das 10.00h. O Batismo será no dia de Páscoa às 15.00h.

3)- Próximo domingoreunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial).

4)- PASCOM: Foi criada a Coordenação diocesana da PASCOM, (Pastoral da Comunicação). De nossa Paróquia faz parte o Raimundo Oliveira (MotoPower). Numa reunião que já tivemos na Paróquia ficou acertado que o coordenador paroquial será o Sr. Sousa Neto, o qual ficará fazendo parte integrante do CPP (Conselho Pastoral Paroquial, junto com o coordenador diocesano Sr. Raimundo Oliveira
Damos agora os nomes dos componentes da Coordenação paroquial: Souza Neto, Antônio Junior, Wesly Vieira, Emanuel Alpha, Nando, Leonel Brizola, e Jânio Ayres.


Obs: Na próxima reunião de CPP o coordenador da PASCOM paroquial, Souza Neto estará credenciado para convidar um membro de cada Comunidade dos Bairros para compor a equipe alargada da mesma PASCOM, no sentido de mandar notícias dos Bairros, fotos ou vídeos para a Equipe Central, assim como para os programas de rádio que a Equipe central se propõe.

4)- Pastoral vocacional: Hoje tem reunião vocacional com os Servos do evangelho, ao c/ de Alemária. Faça parte.

5)- Pastoral da Juventude: (PJ): Hoje tem assembleia da PJ em ordem a preparar a assembleia diocesana

6)- Ontem teve lugar um dia de formação para Catequistas da cidade. Próximo sábado será para Catequistas do interior.

7)- Nesta 6ªFeira, 04, o pároco participou numa reunião do clero com o bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes. O sr. bispo nomeou o Padre Joel Teixeira Araújo, natural da paróquia de São Bernardo como administrador da nova Paróquia de Cristo Redentor de Chapadinha.  Quando saiu a notícia o Jornal paroquial "VIDA NOVA" já estava na Gráfica, virá no próxima edição. Parabéns ao P. Joel.
O P.Joel Teixeira Araújo com o P.Casimiro João

Encontro do Clero da diocese de Brejo com o bispo diocesano dia 04 de Março
8) – Confissões nos Bairros nesta semana: Dia 08 – Novo Castelo às 09.00h.  Dia 09-N.ªSª de Lurdes às 09.00h e Santo Antônio às 14.30h.     Dia 10 – Santa Luzia, às 14.30h.   Dia 11- Boa Vista, às 14.30h


Próxima semana:

Dia 16 – São Raimundo às 09.00 e às 14.30h   

Dia 17 Missa da bênção dos Santos Óleos na diocese

Dia 18- Campo Velho às 09.00h e às 14.30h   

Dia 20- Domingo de RAMOS , com a vinda dos Bairros em caminhada até na Matriz). Encerramento da Campanha da Fraternidade.  


Dia 21- Tigela, às 09.00h e Fátima às 14.30h  

Dia 24: 5ªFEIRA SANTA. Terá Missa de Lava-pés  na Matriz e no Areal às 17.00, com o P.Ribamar.  

Dia 25- 6ªFEIRA SANTA- VIA SACRA.



   

Nenhum comentário: