domingo, 28 de fevereiro de 2016

Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Chapadinha é desmembrada para constituir outra Paróquia de Cristo Redentor,com sede no Bairro Areal


  MITRA DIOCESANA DE BREJO
       Diocese de Brejo (MA), 24 de fevereiro de 2016

Caríssimos irmãos e irmãs da Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Chapadinha,

Venho comunicar a todos e todas que depois de um longo tempo de reflexão, oração e diálogo, achamos por bem e pela Graça de Deus criar uma nova Paróquia no município de Chapadinha. 

Por isso, no dia 21 de fevereiro em uma reunião com o Pe. Casimiro, as Irmãs Missionárias da Boa Nova, Irmãs Criaditas, o Conselho Paroquial e algumas pessoas convidadas, tomamos as seguintes decisões: criação da nova paróquia com sede no bairro Areal tendo como Padroeiro Cristo Redentor. 

Limites da nova paróquia: Chapadão, estrada que segue para Laranjeiras; e na zona urbana 10 comunidades farão parte da nova paróquia: São Camilo, São José, Aparecida, Novo Castelo, Recando dos Pássaros, Santa Luzia, Terras Duras, Santo Expedito, Sagrada Família, e Vila de Fátima. 

Também foi sugerido que a nova paróquia terá seu funcionamento a partir de junho de 2016. Contamos com vossas orações para que possamos servir melhor ao povo de Deus.
Obs: De acordo com os passos dados vamos repassando as informações.
Com as bênçãos de Deus misericordioso
Dom José Valdeci Santos Mendes

CONFERÊNCIA PÚBLICA MUNICIPAL DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE CHAPADINHA

A natureza é a nossa Casa Comum. Por isso, responsabilidade nossa e não só dos gestores. Um dos expositores da Conferência Pública sobre saneamento básico que teve lugar nesta quarta feira no Auditório da Prefeitura referindo-se a essa afirmação e baseando-se na Campanha da Fraternidade 2016, observou que na Alemanha o carro do lixo passa de 14 em 14 dias. E a cidade está limpa. Porquê? Porque as pessoas assumem a responsabilidade da limpeza.

E tomou como exemplo que aqui poderia acontecer a mesma coisa se tivéssemos entre nós o mesmo cuidado. Ações que devemos ter em conta: Saiu do banho, não deixe a torneira aberta. Saiu do ambiente, não deixe a luz acesa. A água é limitada. E a energia também.

Antigamente, fazia-se um poço artesiano com 80 metros, hoje só dá água com mais de 150 ou 300 metros. Acendeu o ventilador, apague. Caiu lixo, pegue e jogue na lixeira. Acendeu, apague. Sujou, limpe. Abriu, feche.

Aterros sanitários não podem, ficar a menos de 20 metros de um aeroporto. O aeroporto de Chapadinha foi um erro para nossa situação de Chapadinha. As águas das chuvas antes enchiam a represa da Itamacaoca. Agora saem para o lado contrário. Aumentaram a represa, e cadê as águas que não vão para lá? Tem erros que se pagam caros, e esse foi um erro enorme.
Tem 55 poços artesianos perfurados em Chapadinha. Já pensou que podem acabar com a água debaixo da terra? São Luís leva seu lixo para a cidade de Rosário num aterro sanitário comum para quase todo Maranhão. E o lixo de nossa cidade para onde vai? Não virá para as águas que nós usamos? O nosso subsolo não estará com muitos dejetos de fossas?


Foram estes problemas que preocuparam os palestrantes da Conferência pública municipal de saneamento básico de Chapadinha, onde no final os representantes da Empresa Gestão Ambiental entregaram seu Plano de estudos realizados conforme a Lei de Saneamento básico N. 11.445/2007, que estabelece 

as diretrizes nacionais e Política Federal de Saneamento Básico, e que nortearão as ações para a efetivação do saneamento básico no Município, elaborando projetos adequados à situação local.


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA 

1)- Domingo passado, 21, teve uma reunião do CPP com a presença do bispo diocesano, dom José Valdeci Santos Mendes. O assunto em pauta era o desmembramento da Paróquia de NªSª das Dores em duas ou três paróquias. Ficou acordado que deviam ser só duas, e a nova paróquia ficou definida como a PARÓQUIA DE CRISTO REDENTOR, com sede no Bairro AREAL. Ficou também aprovado que uma metade do território da Paróquia de NªSª das Dores passará para a Paróquia de Cristo Redentor.
Igreja de Cristo Redentor  de Chapadinha (Bairro Areal)

Ficaram também definidos os limites e as Comunidades que irão passar para a nova Paróquia, tanto da área urbana como da área rural. Neste número da “VIDA NOVA” você pode ler o Comunicado oficial do senhor bispo a respeito.

2)- Ontem, sábado teve a assembleia dos Regionais do interior, e já foram informados da nova situação.

3)- Nesta 4ªFeira, no Auditório da Prefeitura teve uma CONFERÊNCIA PÚBLICA, referente ao PLANO MUNICPAL  de Saneamento Básico, que se pretende implantar em Chapadinha. Parabéns pelo evento.
4)- Também teve neste sábado,  27, reunião na diocese sobre Pastoral da COMUNICAÇÃO. Tomaram parte os seguintes convidados: Sousa Neto, Raimundinho do Moto Power, e Antônio Júnior. 
 
Descrição: https://scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net/hprofile-xlp1/v/t1.0-1/p32x32/916_887727361325817_7810038523797468825_n.jpg?oh=ae4f2f1e8e8981c34ba6ce647fa75b93&oe=576AE604Seletiva Companhia de Dança Portuguesa, Realeza da Boa Nova 2016.
Venham fazer parte desta família.
A partir de segunda feira, às 19:30, estaremos esperando por você que quer fazer parte desta família, RBN.

6)- CATEQUESE:  As matrículas e rematrículas da Catequese serão todo sábado, no Centro paroquial (CBNET), durante todo este mês de Fevereiro.  De manhã e à tarde. Nos Bairros dependendo da programação de cada um.

7)- Dia de formação para Catequistas: Neste sábado, 05 de Março, no CBNET. Sua presença é muito importante

8)- A PJ (Pastoral da Juventude) de Chapadinha comunica que irá fazer a assembleia geral da PJ no próximo domingo, 06 de Março É com a finalidade de preparar a assembleia geral da diocese.

9)- Encontro no Brejo com os Conselhos econômicos e Pastoral do dízimo: Dia 05 de Março, a começar às 08.30h. Encerramento dia 06 com o almoço.












Nenhum comentário: