domingo, 1 de novembro de 2015

Sínodo das Famílias - Mensagem do Papa: defender o homem e não ideias



REFLEXÃO
Um homem fala pra sua mulher: “eu estou contigo porque te amo. Mesmo que não existisse lei nenhuma eu sempre te amarei.” Que alegria para aquela esposa. E vice-versa, a mulher falando pro seu esposo.
O contrário: “eu não  separo só porque é proibido, porque não te amomais” Olha a tristeza!
Aqui o exemplo de um casamento certo e de um errado. É destes que o Sínodo dos bispos falou.

Olhemos as palavras do Papa Francisco: “O primeiro dever da Igreja não é aplicar condenações ou anátemas, mas proclamar a misericórdia de Deus”
E: “ Os melhores defensores da doutrina não são os que defendem a letra, mas o espírito e os que apelam à misericórdia”.

Importante que o Papa falou que a Igreja não é agora tão rígida, mas pode atender às circunstâncias: “ aquilo que parece normal para um bispo de um continente, pode resultar estranho, quase um escândalo para outro bispo de outro continente

E “ liberdade de consciência num lugar, para outros pode ser só confusão”.  Vale dizer, a Igreja está apelando para que sejamos mais adultos, e possamos avaliar mais as coisas por nós mesmos. Ela nos incentiva agora a agilizar mais a nossa responsabilidade. Como dizendo, você não é mais criança, seja adulto.

Confira com aquele dito de Jesus: "Vocês não sabem avaliar por vocês mesmos os sinais dos tempos?" ( Lc. 12, 54)

É por isso que o Sínodo deixou ao discernimento e ao critério do pároco e dos bispos assuntos delicados como a comunhão dos recasados em segunda núpcias.
Certamente o Papa irá publicar agora outro documento baseando-se nas conclusões do Sínodo. Isto porque o Sínodo não é conclusivo, mas consultivo.

Vamos aguardando, e a luz que que se vê no fim do túnel vai clarear mais

Os casais que estão nesta situação aguardem com confiança. E segundo a conversa com o vigário serão bem acolhidos. Obrigado

SINODO DAS FAMÍLIAS-Mensagem do Papa: defender o homem e não ideias
24/10/2015 19:31
Concluíram-se os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Importante momento deste final de Sínodo foi a intervenção do Papa Francisco com uma mensagem em que realçou a importância de defender o homem e não as ideias, defender o espírito e não a letra da doutrina.

“A experiência do Sínodo fez-nos compreender melhor também que os verdadeiros defensores da doutrina não são os que defendem a letra, mas o espírito; não as ideias, mas o homem; não as fórmulas, mas a gratuidade do amor de Deus e do seu perdão.”

Francisco recordou Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI e no final do seu intenso discurso afirmou que “para a Igreja, encerrar o Sínodo significa voltar realmente a «caminhar juntos» para levar a toda a parte do mundo, a cada diocese, a cada comunidade e a cada situação a luz do Evangelho, o abraço da Igreja e o apoio da misericórdia Deus!”
.       

AFIRMAÇÕES DO PAPA NO ENCERRAMENTO DO SÍNODO

“O primeiro dever da Igreja não é aplicar condenações ou anátemas, mas proclamar a misericórdia de Deus, chamar à conversão e conduzir todos os homens à salvação do Senhor “(cf. Jo 12, 44-50).
“A experiência do Sínodo fez-nos compreender melhor também que os verdadeiros defensores da doutrina não são os que defendem a letra, mas o espírito; não as ideias, mas o homem; não as fórmulas, mas a gratuidade do amor de Deus e do seu perdão. 
“E vimos também – sem entrar nas questões dogmáticas, bem definidas pelo Magistério da Igreja – que aquilo que parece normal para um bispo de um continente, pode resultar estranho, quase um escândalo, para o bispo doutro continente; aquilo que se considera violação de um direito numa sociedade, pode ser preceito óbvio e intocável noutra; aquilo que para alguns é liberdade de consciência, para outros pode ser só confusão. Na realidade, as culturas são muito diferentes entre si e cada princípio geral, se quiser ser observado e aplicado, precisa de ser inculturado”.

“Significa que procurámos abrir os horizontes para superar toda a hermenêutica conspiradora ou perspectiva fechada, para defender e difundir a liberdade dos filhos de Deus, para transmitir a beleza da Novidade cristã, por vezes coberta pela ferrugem duma linguagem arcaica ou simplesmente incompreensível.”

“Significa também que espoliámos os corações fechados que, frequentemente, se escondem mesmo por detrás dos ensinamentos da Igreja ou das boas intenções para se sentar na cátedra de Moisés e julgar, às vezes com superioridade e superficialidade, os casos difíceis e as famílias feridas.”

“E, sem nunca cair no perigo do relativismo ou de demonizar os outros, procurámos abraçar plena e corajosamente a bondade e a misericórdia de Deus, que ultrapassa os nossos cálculos humanos e nada mais quer senão que «todos os homens sejam salvos» (1 Tim 2, 4), para integrar e viver este Sínodo no contexto do Ano Extraordinário da Misericórdia que a Igreja está chamada a viver.”
( O sublinhado é nosso)

       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA   




 1)- A Pastoral Familiar fez um ENCONTRÃO ontem dia 31. Parabéns. O palestrante foi o seminarista teólogo finalista Severino Morais
Coordenadores da Pastoral Familiar dos Bairros reunimos neste dia 26. Assunto: Sínodo dos Bispos. Decidimos que as reuniões serão toda última 2ªfeira de cada mês. A próxima, dia 30 deste, mês de Novembro. Horário,  às 19.30h .

2)- 

Na semana de 13 a 15 será comemorado o DNJ ( DIA NACIONAL DA JUVENTUDE). Confira o PROGRAMA .

3)-Servos do evangelho reunimos no dia 27. As reuniões com o pároco serão na segunda 3ªfeira de cada mês. Próxima, dia 16 de deste, às 19.30h

4)-Equipes de preparação de batismo: Reunião no 5º domingo, nos meses que tiverem cinco domingos. A próxima será no dia 29 deste. Horário: às 15.00h no CBNET.

5)-Primeiro Rito para os Batismos do Natal: Dia 15, na missa das 10.00h. Todos tem que fazer sua FICHA no secretariado

6)-Ministros da Eucaristia Horário: reunião no próximo dia 03 (4ªfª) às 19.30 no CBNET

7)-Ministérios de música que cantam na Matriz e as Bandas que foram convidadas para compor a música das SMP (Santas Missões Populares) são convidados para uma reunião com o Severino Morais e o pároco no dia 15 deste. Horário, as 15.00h no CBNET, obrigado.

8)-Assembleia dioceses de pastoral será neste dia 05 a 08 no Brejo. O pároco só poderá participar no dia 06, e quem sabe, o seminarista Morais.
Retiro para os MISSIOMNÁRIOS MIRINS, dia 15 próximo, todo dia no CBNET.

9)- Missa de 7º mês do Padre Neves; Vamos lembrando que será no dia 19, 5ªFeira, às 20.00h  e  café na Lanchonete após a Missa

10)- SHOW E bingo beneficente: Dia 21 deste mês de Novembro: Atenção a santa Missa nesse sábado 21 será às 17.00h. O Show e bingo ás 20.00h. Não terá celebração no Bairro da Cruz e na Tigela e Santo Expedito. Todo mundo no Rincão, obrigado. Lembramos que nessa hora será escolhida a melhor música para as SMP entre as Bandas convidadas. Não falte. Obrigado

11)-Hoje 1º domingo, DIA DE TODOS OS SANTOS tem adoração na Igreja Matriz

12)- Dia de FINADOS: Tem a sana missa na Capela de São Pedo (Campo Velho, às 7.30h da manhã. Na Matriz às 08.00h da manhã e 08.00  da noite. Às 17.00h na capela do Cemitério do AREAL. Nas outras capelas só celebração

 “A morte é a curva da estrada”
A morte é a curva da estrada,
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.

A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho. 
(Fernando Pessoa)


“Chegou e partiu, amou e foi amado deixou saudade e para sempre será lembrado.” (Suelen Langren)

“Se você entrar no céu antes que mim, avise o meu pai que estou com saudades”.( Mariana Godói)

 “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei...”

 (Alan Cardek). 


 " Aqueles que amamos nunca morrem" ( Amaro Nervo)



(Veja como estão  as obras da construção da COZINHA E DO  e do Rincão CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO PADRE NEVES (CEPAN)
























Nenhum comentário: