domingo, 8 de novembro de 2015

Encerra A ASSEMBLEIA DIOCESANA NA cidade de Brejo: Deus aceita e valoriza os pequenos gestos de partilha e solidariedade realizados entre nós


As mulheres pobres, em geral, são generosas e desprendidas,  não guardam nada para si. Captando seus gestos somos levados a questionar a nossa mesquinhez e dureza de coração que se fecha a Deus e aos irmãos.

Na história do povo judeu tinha profetas do palácio e tinha profetas ambulantes. Uns viviam da adulação do rei e de seus dinheiros, os outros viviam da mendicância como São Francisco. Quando falamos de profetas entenda catequistas e rezadores, porque também isso eram os profetas.

Um marco referencial disso ficou o profeta Elias, que sustentou a fé de muitos pobres, animando-os a não morrer, mas a sobreviver com o pouco que tinham e ainda ajudando-se uns aos outros, seriam felizes.
Caso exemplar é seu encontro com uma viúva desesperada, e viveu, e ainda partilhava o pouco que tinha com ele mesmo. Claro que naquela época não havia bolsa família, nem aposento, nem salário família, nem bolsa escola. Tinham só o salário-fé, o salário-solidariedade e salário-amizade.

E tão fortemente marcou a história desse profeta Elias, que ele ficou uma das referências do  povo de Deus no 1º Testamento.  E não só, só, mas o nome e a mensagem do profeta Elias perpassam transversalmente todos os evangelhos.

E dele vem o modelo do profeta escatológico dos últimos tempos. O sonho de todos os judeus é que viria um profeta igual a ele, que devia saciar a fome de todo Israel, e como esse sonho não pode acontecer neste mundo, quando ele chegasse anunciaria já a transição para o mundo futuro. E o mundo futuro iria começar com ele. Após ele este mundo não seria mais possível, e iria dar lugar a um mundo novo de igualdade, justiça, solidariedade e fraternidade: o reino de Deus.

E assim, quando veio Jesus, ele seria o profeta do mundo novo e do novo reino de Deus. Por isso que quem não vestisse a camisa desse reino ficará fora do reino de Deus “Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus”(Mt. 5,20). “ Como é difícil os gananciosos entrar no reino  dos céus, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha”(Mt. 19,23) .  “Digo-lhes que uma viúva pobre doa mais do que os ricos presentes dos abastados para o tesouro do templo”(Mc. 12,43).  Se não receberdes o reino de Deus como criança (i.é como pobre) nele não entrareis” ( Mc. 10, 15).

Para esses Jesus afirmou “está próximo o reino dos céus”( Mt. 3,2). E dos humildes é o reino dos céus”(5, 2) . Aos que andam atrás de grandezas “ serão considerados mínimos  no reino dos céus” (5, 19). Por isso “buscai primeiro o reino dos céus” (6,35). ) E “pregai que está próximo o reino do os céus” (10, 7). “ A lei e os profetas duraram até João. A partir  A partir daí anunciai o evangelho do reino de Deus” ( Lc.16,16).

Este é o Jesus que anunciou um reino que dá preferência à solidariedade mais que  à ganância e à disputa dos primeiros lugares; ao fazer o bem escondido do que ao alardeamento; ao sacrifício de si mesmo para o bem dos semelhantes.

           NOTICIAS DA PARÓQUIA

 1)-DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ): 

Na Paróquia acontecerá nesta semana, dias 13-14-15, com a seguinte PROGRAMAÇÃO:

Dia 13: Apresentação de Danças, Teatro, Capoeira e HpHop na Praça da Matriz. Às 19.30

Dia 14: Torneio de Futsal no Ginásio municipal e SHOW de Calouros na Praça da Matriz, no mesmo horário. Faça sua inscrição.

Dia 15: Torneio feminino  de Futsal. Caminhada pelas ruas da cidade, às 16.30h. À noite, 20.00h: missa e SHOW com o Ministério Ágape, de Barreirinhas. (Obs. Neste ano comemoram-se 30 anos do DNJ no Brasil)

2)- 


 Chegou a Ir. Márcia Santosmissionária da BOA NOVA para uns mneses de férias depois de três anos em Moçambique (África). 

O Bairro do Areal sente-se feliz, assim como todos nós pela presença da Irmã Márcia, após seu maravilhoso trabalho missionário no continente africano.

BEM VINDA


3)-Construção do Rincão BOA NOVA  e CEPAN (Centro de evangelização Padre Neves): Estamos construindo  a cozinha e refeitório. As obras estão pelo meio. 

Esperamos que já seja feita lá a ASSEMBLEIA PAROQUIAL nos dia 27-28-29 deste mês de Novembro.

Tem despesas e gastos que não estavam  previstos, como cisterna, , que  temos  que fazer agora para enfrentar a falta de água, e motor para elevar a água para a Caixa de água de 05 mil liros. É por isso que foi planejado o SHOW e bingo beneficente no próximo dia 21. Pedimos assim a colaboração e compreensão de todos.



 4)- Lembramos a missa de 7º mês do Padre Neves no dia 19 às 20h, com café no final na lanchonete, e bênção da PLACA DE HOMENAGEM

E no dia 21(sábado), o show e bingo beneficente.  Nesse sábado a santa missa será às 17.00h por causa do SHOW. Não esqueça

5)- 1º Rito do Batismo: Como foi noticiado domingo passado, será neste próximo domingo, 15, na missa das 10.00h. As fichas têm que ser feitas nesta semana como sem falta no secretariado.

6)- Dia 10 tem a celebração da missa setorial no setor 09 (Riacho Grande), às 14.00h.

7)- Ministérios de música e Bandas da paróquia: reunião no próximo domingo, 15, com o seminarista Severino Morais e com o  pároco, para compor a música das SMP (Santas Missões Populares), como foi anunciado domingo passado. Horário, às 15.00h. A exibição será no dia 21, antes do SHOW do P. Antônio de Pádua.
8)- Grupo de Oração BOA SEMENTE  está comemorando 20 anos de suas atividades em nossa paróquia. Neste domingo celebramos a santa missa na Aparecida em ação de graças, no horário das 07.00h. Parabéns pelos 20 anos de oração.

9)- GSM de Bel’Água: De 13 a 22 deste mês. No dia 22, a Paróquia de Chapadinha irá receber a Cruz das Santas Missões para iniciarmos a preparação da GSM (Grande Semana Missionária) aqui em Chapadinha, que como sabemos será de 22 a 31 de Janeiro 2016. Essa cruz irá percorrer todos os Setores missionários  da cidade e do interior.

10)- Reunião do clero: dia 17, também em Bel’Água, dentro da GSM

11)- Assinaturas do Jornal da Missa “O DOMINGO”: É urgente renovar ou começar assinaturas pra quem ainda nunca fez. E da LITURGIA DIÁRIA. O custo é o mesmo dos anos anteriores.
12)- Próximo domingo, 15, Retiro dos missionários Mirins, a  começar das 08,00h

13)-                        
                        Encerra hoje a ASSEMBLEIA DIOCESANA na cidade do BREJO, com o TEMA: " LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE" 














De lá vão sair as linhas de trabalho e o planejamento para para os próximos 04 anos de trabalho em todas as Paróquias da Diocese. O Pároco esteve presente na 6ª feira.

Nenhum comentário: