domingo, 4 de outubro de 2015

DIÁRIO DE UMA VIAGEM MISSIONARIA-SMP.











    Somos todos chamados a assumimos o nosso papel de missionário pois temos esse dever a ser cumprido através do nosso batismo. Jamais deixará só todo àquele que aceita o chamado. É o Deus que sustenta, coloca a palavra em nossas bocas, propõe libertação. As Santas Missões Populares nos convidam a anunciar as maravilhas de Deus

Nessa semana que se passou tive a graça de experimentar as Santas Missões populares na diocese de Brejo no Maranhão no município de Paulino Neves, experiência única que me proporcionou uma riqueza espiritual renovando o meu ardor missionário. O mais interessante era ver nos rostos das pessoas a alegria que transbordava no sorriso e no abraço e na forma de agradecer por estarmos ali.

    Fizemos uma programação intensa: como visitas nas residências, escolas, cemitérios, locais de trabalhos, e em alguns lugares históricos da comunidade para termos base da historia e cultura local. As nossas programações começavam sempre pela  manhã baseadas nos temas específicos do dia: às 04:00 alvoradas, 05:00 caminhadas pela  comunidade, café comunitário, oração diária, terço, celebração da palavra e eucarística, adoração, via-sacra, show religioso e cultural, encontro de espiritualidade e de partilha. Sempre com alguns temas: como renovação do batismo, a fidelidade no Evangelho o amor e o perdão. 

Todos os encontros com uma boa participação e o mais bonito era ver o entusiasmo das crianças que todos os dias madrugavam para caminhar junto conosco, o prazer e as disputa pelas bandeiras dos continentes. 

Aquela euforia tomava conta da comunidade através do vigor das crianças, jovens e adolescentes que todos os dias se faziam presentes em massa. Sem deixar de falar dos idosos que se levantavam das suas camas e caminhavam conosco contando as estórias das suas mocidades era muito impressionante o engajamento daquelas pessoas que se uniram e formaram  uma só  Igreja e um só rebanho para colaborar com o proposito das SMP. 



Com certeza é o reino de Deus aqui na terra.
Lembro-me muito da comunidade Carrapato, Penha, São Lourenço, Zumbir e outras que fizeram parte das nossas visitas. 

O esforço diário de se locomover em meio de tantas areias, mas alegria era certa. Pois víamos que as pessoas ficavam maravilhadas com o poder e a palavra de Deus e transbordavam de alegria, só podia ser o poder do Espirito Santo foi notório também o ecumenismo formado na comunidade, a participação dos nossos irmãos de outras igrejas que se fizeram presente conosco e ajudando a testemunhar um Deus vivo e uma igreja que se abre aos mas necessitados. Foi o caminho do Êxodo na atualidade, foi o caminho dos Atos dos Apóstolos, aquele caminho que começou com poucas pessoas e no fim já era uma multidão.

A saudade bateu logo que eu subi na Toyota em regresso pois via as pessoas felizes por ter nos acolhidos e ao mesmo tempo tristes por ter terminado aquela maravilhosa semana e única naquela comunidade e diziam “ o que é bom dura pouco” e eu respondia: a missão é agora que estará começando, lembravam-me do projeto dos atos dos apóstolos: sereis minhas testemunhas de Jerusalém, Judéia Samaria até os confins do mundo.



Convido a você meu irmão à fazer a experiência das Santas Missões populares, evangelizar é preciso . A Missão é o acolhimento do olhar enamorado do Pai-do-Céu sobre cada um dos seus filhos. Ela é um mistério de amor, e os nossos esquemas e as nossas teologias ficam a uma distância infinita dessa realidade. A Missão é uma mística que precisamos recuperar. Na certeza que sempre testemunharei a fé desse povo maranhense por onde eu passar, povo esse que me faz feliz e orgulhoso em falar que já me considero maranhense de coração. Vamos lá Chapadinha vamos arrebentar vamos fazer nossa História, trazer a vitória é missão popular....( Severino Morais de Araújo Filho)

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Pedimos a compreensão para um esquecimento nas contas apresentadas no Informativo de domingo passado. Não foi contabilizada a arrecadação da princesa Geovana, que foi 3.828,00. Peço  minhas desculpas à linda princesa e seus pais, o Major Glauber e senhora Gislane.  Desta maneira o saldo positivo do Festejo subiu para 79.796,25. Obrigado





É  Nosso!

Recebi, no último domingo (27) o troféu de melhor 
intérprete do Festival Recado, em Fortaleza, pela 
apresentação da música Porque - Banda Emunah.

Obrigada Senhor, obrigada amigos e organização do 
evento!

PARABENIZAMOS você, Lucy Berce, pela sua brilhante atuação premiada, e a Banda EMUNAH pelo sucesso alcançado, na pessoa dos componentes LUCY BERCE, JAÉCIO, JORGE, WANDERSON, E  THIAGO.


3)- Convidamos as Bandas católicas e os Ministérios de música para uma reunião com o Severino Morais, para um assunto-surpresa  importante para a Paróquia. Data: 07 de Outubro (4ªFª), Local, CBNET, Hora: 19.30. Obrigado
-3)- Hoje, 1º domingo de Outubro, dia de São Francisco, e dia mundial da natureza tem adoração aqui na igreja matriz, e apelamos para que possamos trazer pro altar alimentos não perecíveis e outras ofertas. Temos um apelo especial para que tudo seja revertido para colaborarmos com A CASA DE PASSAGEM. Obrigado

4)- Lembramos que se aproxima a data da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, 17 e 18, com a programação que demos domingo passado. “COM MARIA ESTAMOS  EM MISSÃO, DESPERTE SE AINDA DORME”. “ COM MAIRA ESTAMOS EM ROMARIA”. Nesta 6ªFeira, 25, tivemos uma reunião com as SECRETARIAS municipais e com a presença do bispo diocesano, Dom Valdeci para acertar os últimos detalhes. Ficou confirmada a colaboração das mesmas para atendimento à SAÚDE, com o atendimento das AMBULÂNCIAS, ILUMINAÇÃO PÚBLICA, LIMPEZA, BANHEIROS QUÍMICOS, e disponibilização das estruturas municipais e estaduais, como COLÉGIOS NO ENTORNO :  CAIC, JOÃO GOMES, DOM PEDRO, ROCHA JUNIOR, e POSTOS DE SAÚDE.

5)- Lembro também o 7º mês do Padre Neves, 19 de Novº E o Show com prêmios de dois bois no RINCÃO NO DIA 21 de Novº  Atenção: crianças até 12 anos têm ingresso liberado.

6)- Próximo domingo, 11 tem a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), horário, às 15.00h, local no CBNET. Sua presença é importante.

7)-Próximo sábado e domingo, 10 e 11, tem a ASSEMBLEIA DA PASTORAL FAMILIAR. Local: CBNET

8)- Já foram realizadas ASSEMBLEIAS das seguintes Comunidades: NªSª de LURDES, onde foi renovado o COLEGIADO da Comunidade; AREAL, do mesmo jeito; SANTA LUZIA, também. E teve uma reunião no SANTO ANTÔNIO com a finalidade de marcar a data da ASSEMBLEIA local

9)- Encerrou domingo passado a GSM ( Grande Semana Missionária) de Paulino Neves. No início deste mês de Outubro, (02-11) será a GSM em Santa Quitéria, faltando só a de Buriti (23-01 de Nov.), e Belágua (13-22 de Nov.), e finalmente de CHAPADINHA (22-31 Jan. 2016).







Nenhum comentário: