domingo, 9 de agosto de 2015

Reflexões sobre a Família e vamos entrando no clima do BOTE FÉ -CELEBRE



A menina que tem quatro anos.
Ela chega da escola às quatro da tarde e vai dormir às nove da noite: durante essas cinco horas, domina totalmente a casa. A mãe tem que parar tudo para antecipar suas necessidades. Não consegue completar uma frase. Manter um diálogo se torna impossível. Quando a menina não está pulando em cima dela e interrompendo nossa conversa, está jogando videogames barulhentos, assistindo filmes e gritando junto com os personagens, pedindo comida ou reclamando da vida – são impressionantes as crises existenciais dos quatro anos.

O pai mora em outra cidade, liga quase toda noite, não manda chequinho porque ganha pouco, fica com a filha um fim-de-semana a cada dois meses e se acha o melhor pai do mundo, amoroso e participante.
Eu, que também gosto dele, não tenho coragem de corrigir.

Decidi não ter filhos porque não quero a vida dessa mãe. Se fosse pra ter a vida desses pais, gostaria sim.
Quer coisa melhor do que a sensação deliciosa de ter posto uma vida autônoma no mundo, de ter cumprido suas obrigações para com seus genes... mas sem nenhuma das pentelhações cotidianas?

Você vive sua vida como sempre viveu, namora à vontade e come mulheres, se concentra no trabalho e investe na carreira e, às oito da noite, faz um DDD de cinco minutos pro filhão!

Todo mês, tira um pedacinho do seu contracheque – o que, se você estiver acima da linha de pobreza e não for egoísta, não é nenhum grande sacrifício, e ainda pode até ser considerado um investimento pro futuro.

Nos feriadões e nas férias, curte a companhia do seu mini-me e transmite toda sua sabedoria acumulada: olha só como se pesca, deixa eu te mostrar uma coisa que seu avô me ensinou, toda aquela egotrip paterna macho-alfa blá blá.

E, que delícia!, no último dia das férias, você manda o pimpolho de volta pra mãe e recupera a sua vida como se aquela camisinha nunca tivesse furado.
Paizão!

E ela que cuide do almoço e janta, do lanche e do banho, do horário de escola e da agenda de recreação, que sacrifique a carreira e a vida pessoal, que deixe de sair e que afugente namorados, 24h por dia e 7 dias por semana, enquanto você se sente de alma lavada e dever cumprido por assinar um chequinho todo mês e ligar dois minutos por noite.

Para compensar a culpa, o pai dá presentes e prefere não dizer tantos nãos aos filhos. Sem saber, comete o maior dos erros: ajuda a criar crianças e adolescentes sem limite, que passam a vê-lo como um caixa eletrônico 24 horas

Neste Dia dos Pais, sou obrigado a reconhecer uma inversão de papéis. Com meus filhos aprendi algumas das melhores lições. Me ensinaram, por exemplo, o ridículo de tentar ajudar a educar meu país e não saber educá-los - por valorizar em demasia o desempenho profissional e pouco o afetivo. 

Descobri que ser pai é sempre estar atento aos ensinamentos deles, por mais dolorosos que sejam. São eles que nos mostram as dores e delícias da maturidade, após serem vítimas, por tantas vezes, de nossa imaturidade. Ser pai não é ato natural, mas um aprendizado permanente. (Alex Castro)


UM EXEMPLO DE PAI EM CHAPADINHA:


Segunda feira fui no velório do amigo Eduardo Silva, enfermeiro de profissão. No meio daquele paraíso ecológico que é o sítio da casa dele repousavam o guerreiro de muitas lutas e muitos sonhos realizados. Eu não sabia se olhava mais para ele  ou para as plantas que circundavam a casa, cada uma com seu nome e espécie e nome de rua onde estavam.

Quando terminei a oração, a filha Fabíola fez a chamada um por um e uma por uma de todos os irmãos e irmãs, e netos e netas para uma despedida, convocando todos a ficarem unidos e continuarem a linda história da família, seguindo os exemplos do senhor Eduardo. 

Quando acabou a fala de Fabíola, a neta Ludimila emocionou todo mundo nos elogios ao avô, dizendo que tina muito orgulho pelos avós e que não adianta na vida a riqueza e outras preocupações se não tiver amor. E os agradecimentos por esse casal de avós que irão ser sempre a referência maior em sua vida.

Esse é o pai e o avô que merece tais elogios, tal como no Eclo se diz: “Vou fazer o elogio de nossos antepassados,  famosos por suas façanhas, os conselheiros por sua prudência, os sábios e pensadores por seus escritos e os poetas por suas vigílias”  (Eclo. 44, 1-4).

E Ludimila encerrou seu testemunho com a frase impressionante: A gente pode ter dinheiro, pode ter tudo, mas se não  tiver família não é nada. A Ludimila manifestou o que ela vive, a vivência e experiência familiar. Podemos comparar com o slogan seguinte: “ Nenhum sucesso na vida compensa o insucesso familiar”.

Na verdade, tem velórios que são para chorar, e tem velórios que são para comemorar. Saudades do nosso irmão Eduardo, porque você e o casal Gilda deixam um grande exemplo de pais e educadores e de família


           NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- Estamos celebrando a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Parabéns famílias, parabéns pais pelo seu dia. Sendo a família uma escola de convivência e perseverança no amor prometido e retornado não larguem nunca essa escola onde cada um é mestre e aluno um do outro, e mestres e alunos dos filhos, e os filhos alunos e mestres dos pais.

2)- Domingo que vem, 16, será a GRANDE CAMINHADA DA FAMÍLIA, como já foi anunciado, às 7.30 da manhã na Praça da Matriz, rumo à Praça do Povo, dobrando rumo ao cemitério do SOZINHO – RODOVIÁRIA- MATRIZ. Leituras durante a Caminhada. Não terá a missa das 10.00h.

3)- Parabenizamos a comunidade católica pelos dois dias de comemoração do aniversário dos 74 anos do Padre Neves, neste final de semana no Rincão no Rincão. E parabenizamos as ganhadoras do Leilão americano, o 1º prêmio com senhorita Marlene Roque, das Mulheres do Terço, (quadro do Padre Neves) e o 2º prêmio com senhora Maria de Fátima R. Costa, da Lívia Calçados, e não só mas todos e todas que colaboraram raram. Parabenizamos o organizador Nando, a equipe de SOM, na pessoa do Emanuel da ALPHA ELETRÔNICA e Raimundo Moto-Power, pois são os que ficam até mais tarde perdendo sono para deixar tudo arrumado, equipe de  infra-estrutura com Fábio e Francimar, Acólitos, e equipes de arranjos e enfeites da comunidade TERRAS DURAS com auxílio de Aparecida, e também nosso amigo Arnaldo da Secretaria de Cultura pela colaboração e empréstimo de enfeites. Todos Comunidades dos BAIRROS que se empenharam no LEILÃO AMERICANO, e nas comidas das BARRACAS. E equipe  de finanças.
Muito bom o testemunho da Prof. NONI BRAGA, e apresentação em homenagem ao PADRE NEVES.

4)- Logo mais, neste domingo tem reunião do CPC, CONSELHO PAROQUIAL COMUNITÁRIO. Local, às 15.00h. Local – no CBNET. Sua presença é muito importante.
Estamos aguardando hoje os nomes das seguintes Comunidades:- Novo Castelo, Santo Antônio, Tigela, Fátima, NªS de Lourdes, e Santa Luzia . PJ. RCC, e A.O.


PROGRAMAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO DO BOTE FÉ—CELEBRE”

Dia 16: - Rifa, após a missa das 20.00
Dias 17 a 19: - Visitas nas Escolas para divulgação, manhã, tarde e noite.
Dia 20: Arrastão pela Fé  nas principais Ruas e Avenidas da cidade.

Dia 21: 09.00h às 11 / 14.00h às 15: Mutirão de divulgação pelo Centro da cidade.
18.00h: - Concentração na Igreja Matriz para a Procissão de Velas
18.30h: - Início da Procissão de velas até na Prça do Povo.
19.00h: -Início da Missa Solene (Com homenagem ao Senhor Bispo pelos 05 anos na frente da Diocese de Brejo e Padre Casimiro pelos 50 anos de sacerdócio).
21.40: -Mensageiros do amor
22.00: -Apresentação da noite com “MINISTÉRIO CORRENTE DE GRAÇA”.
23.00h: - Encerramento das apresentações

Dia 22:
19.00h às 19,20: Apresentação MINISTÉRIO TEMPO DE GRAÇA(RCC)
19.30h às 20h: - Show da “BANDA SKY HEAVEN”
20,10 às 20.40h: - Show da “BANDA EMUNAH”
20.50h às 21.30: - Show e Adoração ao Santíssimo Sacramento com o “MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS”
21.45h: - ENTRADA DA BANDA “MISSIONÁRIO SHALOM”.
23.25h:- Encerramento das apresentações

COLABORAÇÃO DOS BAIRROS PARA AS BARRACAS:

                    Dia 21:
Aparecida: 02 Tachos de caldo
S. Antônio: 100 cocadas
Santa Luzia: 02 Tachos de Mingau
Santo Expedito: 100 sacos de Pipoca
Bairro de Fátima: 100 Pastéis
Santana: 50 Pastéis
NªSª de Lourdes: 02 bacias Salada de fruta
Sagrada Família: 04 Bolos da milho

                        Dia 22:
B. da Cruz: 02 Tachos de caldo
Campo Velho: 02 Tachos de Mingau
T. Duras: 02 Tachos de Maria Isabel
Corrente: 02 Tachos de Maria Isabel
Areal: Creme de galinha
Santa Teresinha: 04 Bolos de Chocolate
Santa Margarida: 02 Tachos de caldo.Apostolado do Terço: 02 T. de caldo
Mulheres do Terço: 02 Tachos de Maria Isabel
Homens do Terço: 01 caixa de copos; 01 caixa de pratos, 01 caixa de colheres; 01 caixa de guardanapos
Centro: 02 Tachos de creme de galinha
Apostolado da Oração: 04 Bolos de Chocolate
Pastoral da Família: 02 Tachos de mingau
Acólitos: 21 e 22: Bolos doce





Nenhum comentário: