domingo, 17 de maio de 2015

No Dia Mundial das Comunicações Sociais a Família ponto de referência princiapal


Na verdade, a Igreja tem em andamento um Sínodo sobre a família em duas etapas: uma etapa já concluída no ano  passado e a segunda que iniciará neste ano em Outubro.

O tema da Família é tão abrangente, que ela é o “primeiro lugar onde aprendemos a comunicar” (Papa Francisco). Voltar a este momento originário pode nos ajudar a tornar mais autêntica e humana a comunicação e a ver a família de um novo ponto de vista.

A família é o lugar paradigmático  onde a comunicação aparece como um diálogo que se tece com a linguagem do corpo, numa expressão feliz do Papa Francisco. Na família sempre tem alguém que exulta pela alegria do encontro, como o menino João Batista exultou no encontro com a tia Maria mãe do primo, o primo Jesus( Lc. , 2, 41).

Exultar pela alegria do encontro é o arquétipo e o símbolo de qualquer outra comunicação  que aprendemos ainda antes de chegar ao mundo. O ventre que nos abriga é a primeira escola de comunicação  feita de escuta e contato corporal. Onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior. É a nossas primeira experiência de comunicação. E depois de chegarmos ao mundo permanecemos num outro ventre que é a família. Um ventre feito de pessoas diferentes inter-relacionando-se. A família é o espaço onde aprendemos a conviver na diferença.

Na família recebemos as palavras que são o veículo da comunicação dos nossos antepassados. Não nos inventamos ,e  nem inventamos as palavras: tudo recebemos, e nós, como numa corrente,aprendemos a passar adiante o fluído de palavras e comunicação que recebemos em família. Por isso a família é o paradigma de todas a comunicação, como afirma também o Papa Francisco.
Tanto quanto recebemos em família, que será enriquecido com a nossa experiência pessoal, iremos transmitindo por nossa vez. Aprendemos também a oração dos pais e dos avós e exemplos de vida que nos passam. Também aqui, a família se torna a dimensão religiosa da comunicação.

O paradigma comunicativo da família se concretiza em vários canais e capacidades? Na capacidade de abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, capacidade de rir e chorar juntos. E ainda na capacidade de “visitar”, não se fechar no próprio apartamento, ir ter com o outro. É assim que a família leva conforto e esperança às famílias mais feridas.

Também na família experimentamos as limitações próprias e alheias. E nos damos conta que não existe família perfeita cem por cento. E não precisamos ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos. Por isso aprendemos a enfrentá-los de modo construtivo.

Aprendemos ainda que a família é uma comunicação que definha e se quebra como a teia de um rede de tecido, mas é possível refazer os nós, e fazê-la crescer, e ficar mais bonita que colcha de fuxico.

Na família, como na rua, entram os meios modernos de comunicação. Eles são perigosos e são luminosos. Segundo aquela afirmação de Diarmond O.Murchu, “ é da essência do futuro ser perigoso”, também nadamos num futuro belo e arriscado. Na família se aprende também a conviver com as tecnologias e não só se deixar arrastar por elas.

Seja a família um ambiente  onde se aprende a comunicar. Uma comunidade que sabe acompanhar, festejar, frutificar e narrar. Narrar significa compreender que nossas vidas estão entrelaçadas numa trama unitária; que as vozes são múltiplas, mas onde cada uma é insubstituível.

Programação do dia “D” do Rincão dia 31.05.2015:
07:00hs - Café da manhã (venda de bolos, café , sucos e diversos lanches)
08:00hs - Missa Solene com homenagem ao Padre Neves
10:00hs - Show Ministério sobre as águas
11:00hs - Feijoada do Rincão com música ao vivo (Seresta com Carlos Magno)
14:00hs - Show “Concerto em Família” com Evaldo Carlos
15:00hs - Show Banda Emunah (lançamento do cd)
16:00hs - Show banda Sky Heaven
16:30hs – Show Francisco Marinho
17:30hs – Show de prêmios (bingo e sorteio) com animação Louvor Mix (Cristoteca).
ATENÇÃO PARA AS EQUIPES DE TRABALHO NO DIA “D”
EQUIPE INFRA-ESTRUTURA : Fábio (Santa Luzia), Júlio (Mais Eletro), Luis da Solange (N. Sra. De Lourdes), Francimar (Santa Terezinha).
EQUIPE ELETRICISTA: Washington (PF), Toim (PF).
EQUIPE COZINHA: Casais coordenadores da Pastoral Familiar
EQUIPE AGUA E REFRIGERANTE: Belo (Santa Luzia), Leandro (PF), Neto (N. Sra. De Lourdes), Delmar (Santa Terezinha).
EQUIPE FICHAS: Péricles (São Raimundo), Candeira (São Raimundo), Didi (São Raimundo), Edivan Contador (Centro), Cruz (São Raimundo), Nonatinho (Aparecida), Tiago (RCC), Tales (RCC) e Nayrisson (RCC) .
EQUIPE LANCHONETE RCC: Jovens do Grupos de Oração Boa Semente.
EQUIPE CHURRASQUINHO: Regis (São Francisco), Baquim (São Francisco), Barrinha (São Raimundo), Jó (Santo Antônio).
EQUIPE  FEIJOADA: Leilda e Monteles(Aparecida), Zé Carlos e Deusanira (Centro) e Sílvia (Centro).
EQUIPE SEGURANÇA: Zezão (São Francisco), Melo (N. Sra. Da Conceição) e Cardeal (PF).
EQUIPE REALIZAÇÃO DO BINGO: Cleonice (RCC), Eliane (RCC), Armando (RCC), Francinalva (RCC), Patrícia (RCC), Andréia (RCC), Andre (RCC), Juninho (PJ), Alessandro (Santa Luzia), Alessandro (Santo Antonio), Carla Patrícia (Apostolado do terço), Juninho (RCC), Rodrigo Teles(RCC).
EQUIPE DAS CAMISAS: Chiquinho (São Pedro), Núbia ( São Camilo), Raquel (N. Sra. Da Conceição), Lívia (N. Sra. Da Conceição).
ORNAMENTAÇÃO DO ALTAR (SANTA MISSA): Comunidade Aparecida.
 EQUIPE DAS CAMISAS: Chiquinho (São Pedro), Núbia ( São Camilo), Raquel (N. Sra. Da Conceição), Lívia (N. Sra. Da Conceição).
ORNAMENTAÇÃO DO ALTAR (SANTA MISSA): Comunidade Aparecida.
EQUIPE DE LIMPEZA e CADEIRAS: Grupo de Acólitos.
EQUIPE AUDIO-VISUAL: Raimundo (Sto. Antônio), Pit (Sto. Antônio), Leonel (São Camilo) e Pirrita (São Francisco).
EQUIPE COORDENAÇÃO DE PALCO: Robenilson (Santa Luzia) e Geovaci (São Pedro).
EQUIPE SEGURANÇA: Cardeal (Aparecida), Melo (N. Sra. Conceição), Zezão (São Francisco).
EQUIPE FEIJOADA: Leilda e Monteles (Aparecida), Deusanira e Zé Carlos (Centro), Silvia( Centro)

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- No próximo dia19, 3ª feira, será a visita de mês do nosso vigário Padre Neves.  As Comunidades farão oração nas Capelas às seis da manhã. Na matriz faremos oração do terço na cruz do jardim da igreja. E à noite (20.00h), santa missa na Matriz com todo mundo.
.
2) Semana passada tivemos reunião como clero diocesano e com senhor Bispo, na paróquia de São Benedito. Lá foi acertado que a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA de Chapadinha será no mês de Janeiro 2016 – 22 a 31.

3)- CORPUS CHRISTI – 04 de Junho. As confissões de 1ª 5ª feira  serão na 4ª feira dia 03, junto com os catequizandos da 1ª comunhão comunhão do CENTRO

4)- Dia 07 de Junho o Lançamento oficial da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS- Caminhada às oito da manhã, encerrando com a celebração da santa missa na Matriz

5) Dia 05 de Junho tem Assembleia dos Homens do Terço em São Bernardo, é para as coordenações . 6-) – 18 de Maio – Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Participe da caminhada

(Veja fotos do andamento da construção do RINCÃO)























Nenhum comentário: