domingo, 15 de março de 2015

O nosso agir deverá imitar o agir de Deus



Em todas as épocas, em ondas mais ou menos fortes grande parte da população parece não caminhar segundo o coração de Deus: as “autoridades, os sacerdotes e o povo aumentam os crimes ( 2 Cr. 36, 14). A prática da maldade torna-se uma coisa corriqueira. 

E quando as autoridades começam e aumentam suas frivolidades e seus crimes, o chamado ambiente de criminalidade tende a se tornar uma peste nacional. Essa situação cria uma ambiente de violência generalizada. 

Infelizmente, cria-se uma cultura mentirosa em que os crimes das “autoridades não se chamam de violência, mas somente se chama de violência às violências dos pequenos, pobres e negros. Assim, se o pobre rouba é um ladrão, mas se o político rouba, a gente diz que “desviou”. A sociedade começa a pesar os crimes com dois pesos e duas medias.

Os povos primitivos consideravam muitos males que sobrevinham à sociedade como “castigos divinos”, vale dizer diante de Deus acendia-se a luz vermelha, e Deus tinha que intervir. Por isso que o  povo judeu atribuiu o exílio da Babilônia como castigo dos pecados do povo e dos sacerdotes. ( 2 Cr. 36, 16). 

Nessas horas de castigos como de prêmios, Deus é a imagem do homem, vale dizer o homem faz Deus à sua imagem, como dar castigos etc. Embora que não seja bem assim que Deus é. E como não é, Deus inverteu a situação e tentou fazer o homem à sua imagem e sua semelhança, nos mostrando outro caminho: o do perdão e da compreensão e da conversão. 

Na Carta aos Efésios, nunca tão poucas palavras fizeram tanta diferença para alterar o rumo da história da humanidade. Deus  é apresentado como “rico em misericórdia, amor, favor e bondade. O texto é muito claro: a iniciativa pertence a Deus, e sua ação misericordiosa atinge todas as pessoas indistintamente tanto  ontem como hoje. Assim como faz o sol brilhar sobre justos e injustos, e dá a chuva para todos ( Mt. 5, 43) assim ele é misericórdia e perdão para todos. 

No nosso conceito não seria assim. A diferença vem da nossa inclinação inata da vontade de justiça, e ver o castigo com os próprios olhos. Porém a justiça de Deus é sinônimo de perdão e a nossa é sinônimo de castigação. Igual à justiça de uma mãe, também é assim, perdão e compreensão

Na verdade, Jesus é a personificação do amor de Deus levado às últimas consequências. Então, a salvação de Jesus é para todas as pessoas não com o supremo propósito de condenar o mundo, e sim de salvá-lo. Jesus veio criar canais que comuniquem a graça e a vida para todos.

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu filho único não para condenação, mas para salvação. ( cf. Jo.3,16). Do que fica dito se deduz uma conclusão que nos é dado um caminho de gratuidade. Jesus se doou em todo dom de si mesmo para os outros. 

Uma atitude que os psicólogos descobriram em Jesus foi a seguinte que ele não esperava a mesma resposta em retorno dos outros em relação a si mesmo. “ Não espere dos outros o mesmo retorno de doação, igual você se doa a eles”.(Augusto Cury). Atitude que torna a pessoa livre em fazer o bem e que livra de todo mau humor e depressão pelas amizades não retornadas

É possível dizer que em seu projeto de pleno amor Jesus não olhava  primeiramente para o pecado das pessoas, e sim para o seu sofrimento. 

Da mesma maneira como do exílio da Babilônia saiu o perdão e uma reviravolta de ressurreição do povo para uma outra vida, assim ouvimos São Paulo dizer que “ estando nós mortos pelos pecados, Deus nos fez viver com Cristo,“ por pura graça sois salvos- e nos ressuscitou com cristo Jesus e nos assentou nos céus com ele” ( Ef. 2, 4-10). O que nos faz repensar até  o fato e o conceito de ressurreição.


Concluindo, a ideia mestra de hoje é a pura graça divina agindo em nossa vida e a gratuidade. A gratuidade nem sempre é bem vista numa sociedade que põe preço em tudo. A prática do serviço desinteressado tem que entrar mais nos métodos educativos.. Por quê tudo precisa ser remunerado?  

Devemos pensar a gratuidade na dimensão de nossas relações constitutivas com os irmãos e irmãs e com Deus


         NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Último boletim médico do Padre Neves ( 14/03/15):
- Está tudo bem, cada vez melhor
- Fez uma bateria de exames e está tudo bem, muito estável.
- Rindo e dando as suas gargalhadas
-Se tudo continuar assim nesta semana terá alta do hospital, continuando só com a fisioterapia.
- Agradecemos o acompanhamento


2)- Padre Francisco Sequeira já começou a maratona dos trabalhos de Chapadinha, agora nas visitas dos Bairros. Padre Jose´ Armando que veio acompanhá-lo retornou na 5ª Feira para Belo Horizonte, levando bastante farinha puba  e outra para o Jhon Lucas da família e da gente. Vai ficar feliz, porque lá em Minas não tem.

3)- Próximo domingo, 22 tem Ritos do batismo dos batizandos da Páscoa, na missa das 10.00h. Não esqueçam

4)- Nos dias 20 e 21 tem a ASSEMBLEIA PAROQUIAL, começando 20 (6ªFª ) às 8.00h da manhã, com participantes da cidade e do interior. Precisamos de doações para enfrentar as despesas na alimentação. Por favor deixem suas doações no Secretariado paroquial a senhora Gnu.

5)- Os trabalhos do RINCÃO Já vão adiantados do início das fundações. Por isso peço mesmo que a verba que vão arrecadando tem que vir chegando. Já fizemos despesas na ordem dos vinte mil reais, com ferro para as colunas, cimento e baldames e salários. Esse tem que ser o presente da Paróquia para os 50 anos de ordenação sacerdotal do Padre Neves – bodas de ouro – que serão celebradas logo assim que ele retornar. Por isso peço que todos possam colaborar com empenho e afinco tanto na venda de Cartelas  para o Show de prêmios como em outras doações espontâneas.

6)- Quem quiser colaborar com suas doações espontâneas para a construção do RINCÃO, deverá fazer seus depósitos na CONTA POUPANÇA DA PARÓQUIA: 36.348-0 ; Agência 1773-0. Obrigado desde já para todos.

7)- Atenção, no dia 18,próxima 4ª Feira da semana em curso pedimos a presença das seguintes pessoas no CBNET, horário às 19.30h ( Assembleia Paroquial):
- Senhora Francinete  e Toinho– Pastoral familiar. – Senhora Leilda e Monteles ( P.F.); Senhora Lúcia do Paulo( Campo Velho); Senhorita Ana Lúcia ( RCC.); Senhora Fátima André ( Campo Velho); Senhora Silvana ( Terras Duras); Senhora Jesus ( Santa Luzia); Senhora Solange ( Recanto dos Pássaros); Senhora Patrícia ( Recanto dos Pássaros); Senhora Dodõ( Bairro da Cruz); Senhorita Antonieta ( Aparecida); Senhora Maria José ( Bairro do Areal); Senhora Rosimeyre ( P.F.); Senhjora Jesus Veras (Centro). – Nesta 4ªFeira, às 19.30. Local: CBNET. Obrigado.

8)- Lembramos a reunião com o senhor Bispo e componentes dos Secretariados Municipais nesta 2ªFeira, local CBNET e horário às 19.00h, como sem falta, a Equipa da preparação da ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS. Obrigado

( Veja as primeiraS fotos do início da construção do RINCÃO): 09/03/15:








9)- Realizou-se neste domingo um dia de Formação para Catequistas da Paróquia. Veja fotos das reuniões de Grupos e fotos de estudo:


















Nenhum comentário: