domingo, 1 de fevereiro de 2015

A pessoa humana é uma dualidade ou uma unidade? Último Boletim médico do Pdre Neves


Jesus, a mais perfeita auto-revelação de Deus, enfrentando-se com auto-revelações do mal, seja em doenças, seja nos desvios de comportamentos religiosos, ou psicológicos como no caso de mestres de sinagogas que usavam a sinagoga para aprisionar e oprimir o povo. Todas essas distorções são chamadas de “espírito mau” no evangelho. Vale dizer, desvios como a saúde física ( doenças físicas), ou a saúde psíquica( doenças mentais), ou desvios que afetam a inclinação religiosa( desvios no modo de adorar a Deus).

Na mentalidade tradicional, o ser humano é entendido numa dualidade – corpo e alma- mas entendido abrangentemente pode ser entendido como “espírito”, vale dizer a alma informando e se expressando num corpo. Daí que um ser humano com boa expressão física, ou psicológica ou moral a gente qualifica: “aquele sujeito tem “é” um bom espírito. Ou no inverso , fulano “tem” “é” um mau espírito.

No evangelho de Marcos, logo de início, cap. 1, 23, estando Jesus na sinagoga, um fanático contestou a presença de Jesus e viu nele um risco para a instituição. Com um elogio tentou convencê-lo a aderir ao seu sistema, mas Jesus o repreendeu com autoridade. Há aí um embate entre o “espírito mau” que alienava o fanático, e Jesus onde o fanático via um “ espírito bom”.( pessoa boa).

Ressalta à vista que Jesus começou apresentando-se como aquele que tem a missão de desmascarar a força do mal ( os “espíritos maus”) que impediam as pessoas de ser elas mesmas. Isso é que a religião oficial dos judeus, representada na sinagoga, estava fazendo. (“qual de vocês não solta no sábado o asno ou o boi para leva-lo a beber”?)Lc. 13,15

Pessoas e instituições podem ser manipuladas pelo “ espírito mau” que não quer deixar a mensagem de Jesus transformar as realidades e libertar as pessoas. Esse “espírito mau” é uma força que pode despersonalizar o ser humano privando-o do sentido crítico e assim atrapalhando o avanço do reino de Deus.

O fanatismo religioso sempre é perigoso, ele é sempre um espírito mau  que não permite a abertura ao diálogo inter-religioso, torna as pessoas intolerantes, levando-as a supervalorizar a sua ideia ou do próprio grupo e ao desprezo por alternativas, favorecendo a violência.

As “guerras santas”  normalmente são fruto do fanatismo religioso. Jesus é o profeta por excelência que veio para converter os “espíritos maus” que se opõem ao reino de Deus e não deixam a vida crescer. Ele é a palavra última e definitiva com que Deus se revelou em favor da humanidade.


             NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

                                           

1)- Agradecemos as orações e iniciativas de grupos de oração em prol da saúde e recuperação do Padre Neves nesta hora difícil para ele e para todos nós. Em união com os familiares  estamos em oração, e nós somos também a família do padre Neves, por isso estamos juntos no mesmo empenho.

2)- Irmã Izabel Costa Souza chegou neste dia 28 de visita às MISSIONÁRIAS DA BOA NOVA. Antes de sair esteve com padre Neves e trouxe as noticias que já foram publicadas. Estará aqui na paróquia até no dia 25 deste mês de fevereiro. Bem-vinda.

3}- Enquanto padre Neves se dedica ao melhoramento de todas capelas de nossa paróquia, inclusive dependências como lanchonetes e ambientes de convívio cristão, tem gente que teima em atrapalhar todo trabalho pastoral e paroquial: na noite de 27 para 28 ladrões furtaram da capela de NªSª da Conceição de Terras Duras aparelhos de som e outros pertences. Lamentável o ocorrido, e infelizmente para fazer o BO, tantas vezes que é só para mais uma estatística.

4)- Atenção: MATRÍCULAS DA CATEQUESE: Estão abertas desde o dia 02 até o dia 28 deste mês de Fevereiro

5)- Dia 07 (de Março), Reunião com os pais dos catequizandos. Local: cada um na sua comunidade

6)- Dia 14 (de Março), Formação para  Catequistas. Local: no CBNET, todos juntos ( o dia todo)

7)- Dia 21 de março: Início da catequese, no Centro e todas as Capelas.

8)- Próximo domingo tem feijoada e outros  pratos alternativos no espaço da igreja de Cristo Redentor do AREAL. Participe na feijoada beneficente para inaugurar a lanchonete da comunidade e enfrentar as despesas.

8)- Já contatei com os padres de Minas Gerais, pedindo o reforço de um colega para vir nos ajudar em Chapadinha até o restabelecimento e volta do Padre Neves. Temos a promessa e aguardamos resposta afirmativa e a vinda de um sacerdote.

Obs. Na hora da publicação deste Blog já temos a resposta afirmativa. Obrigado



ÚLTIMO BOLETIM MÉDICO DO PADRE NEVES


1)-  P.Neves contina com os sedativos.

2)-  Os médicos viram que não era a hora tirar os sedativos

3)- Ainda tem alguma febre.

4)- Mais um dia ou dois para fazer o check da cabeça e exames da perna e da mão. Obrigado.

Nenhum comentário: