domingo, 25 de janeiro de 2015

É urgente arriscar e se doar em prol do bem dos outros


Este domingo nos encaminha para os objetivos da quaresma deste ano,  Campanha da Fraternidade, onde o lema é “ Eu vim para servir”, e o tema é “ Igreja e sociedade”.

Nas leituras é apresentado o episódio de Jonas, c.3, com a sua lição moral que é urgente arriscar e se doar em prol do bem dos outros. E um trecho meio estranho de 1 Cor.7 com a lição moral que para mim é a seguinte: é preciso relativizar: só a vida e só Deus são absolutos: o ter ou não ter, o comprar ou não comprar, o casar ou não casar são coisas relativas e descartáveis, no pensamento do autor.

E a outra lição moral: Para mim, o que está mais em jogo, e me humaniza mais: é  ter muito ou aceitar ter menos? É possuir família ou aceitar ficar livre e mais disponível para outras tarefas? É gozar das regalias deste mundo ou renunciá-las, aceitando ser mais pobre?
É nesta direção que seremos convidados para a campanha da Fraternidade deste ano 2015. Com efeito, das minhas opções pessoais dependerá uma pessoa melhor que sou eu, e uma sociedade melhor que eu terei ajudado a construir, começando com as pessoas do meu entorno.

Na verdade, as pessoas também recriamos a sociedade. “Porque formada por pessoas, a sociedade é viva, se transforma. Uma sociedade é sociedade quando todos participam do conviver e do decidir e não permitem que uma pessoa seja excluída. Para que a sociedade possa existir e persistir, deixa-se guiar por valores fundamentais de justiça, de fraternidade e de paz” (Texto básico da CF. 2015).

Nesse sentido a figura do profeta Jonas é sempre válida, em cujo dorso o papa Francisco já selou as seguintes afirmações: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma igreja enferma pelo fechamento e comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos. Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos  que vivem sem a força, luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunhão de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida”.

Outra janela ou jargão já bem usado é aquele que a Igreja seja uma “Igreja em saída, que sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Com obras e gestos a comunidade missionária entra na vida diária das pessoas, encurta as distâncias, abaixa-se e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo”. (Papa Francisco).

Neste fim de semana uns dez missionários e missionárias de nossa paróquia foram para Tutóia para a grande SEMANA MISSIONÁRIA, outros já tinham ido para Duque Bacelar, outros para Magalhães de Almeida, outros para Barreirinhas nessa força tarefa. E no mês de Novembro todas as paróquias da diocese mandarão missionários para nossa paróquia numa força tarefa missionária semelhante à delas. 

Estamos sendo missionários igual o profeta Jonas e os doze apóstolos que Jesus convocou e cujos nomes constam do evangelho de hoje, em Marcos, 3, 14-19


Na paróquia e na diocese estamos com a campanha das Santas Missões populares. Elas são uma força tarefa para que a paróquia de Chapadinha e a diocese de Brejo se tornem paróquia missionária e uma diocese missionária.


RELATÓRIO DA REUNIÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES NA CAPELA DE S. PEDRO.

O setor 1 das Santas Missões Populares da Diocese de Brejo na Paróquia de Nossa Senhora das Dores tem a missão de incentivar e fortalecer a vivencia religiosa das pessoas para que participem das celebrações e pratiquem atitudes que venham externar a fé.

Assim o povo que vivencia e saboreia o amor do Pai para com os seus filhos vai ao encontro dos irmãos e deve atuar no sentido de construir comunicação que auxilie no processo de encontrar o verdadeiro sentido da vida que é Jesus Cristo.

Visto dessa forma as comunidades de São Pedro, Santo Antonio e Nossa Senhora do Bom Parto buscaram a interação junto ao poder público municipal a fim de discutir sobre políticas públicas que venham atender os anseios da sociedade chapadinhense que reside nos bairros (Campo Velho, Parque Independência e Tigela).

Para aquela ocasião foram convidados as seguintes autoridades: Maria Dulcilene Pontes — Prefeita Municipal; Aluízio Santos — Secretário de Obras; Maria Coelho Pimentel Gomes — Secretária de Educação; Major Glauber Miranda — Comandante da 4ª Companhia Independente de Chapadinha; Allan Monteles — Secretário de Saúde; Vereadora Márcia Gomes — Presidente da Câmara Municipal; e Pe. Manoel dos Santos Neves — Pároco na Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Dentre os convidados somente compareceram Maria Dulcilene Pontes — Prefeita Municipal; Aloisio Santos — Secretário de Obras; Maria Coelho Pimentel Gomes — Secretária de Educação; Pe Manoel dos Santos Neves justificou sua ausência, por conta de estar viajando, sendo que os demais convidados até o presente momento não apresentaram nenhuma justificativa de suas ausências.

O encontro teve início às 19h45min sendo finalizado por volta das 23h10min.

Uma vez aberta a sessão pela 2ª dirigente Francisca Campos, a Professora Amélia Filha falou sobre o resultado final (aprovação e reprovação) dos alunos no ano letivo de 2014 e até fez elogios pelo percentual de aprovação, uma vez que algumas escolas conseguiram aprovar 98% dos seus alunos e questionou sobre a ausência do gestor escolar no horário da chegada das crianças à escola (7h00min e 13h00min) enfatizando também segundo reclamação de pais de alunos, a falta da merenda escolar para as crianças nos turnos matutino e vespertino e finalizou sua fala pedindo à prefeita que olhe com mais carinho para as crianças do Parque Independência e já comece a pensar em construir escola naquele bairro. 

Francisca Campos aproveitou o momento e pediu a construção dos muros da Escola Isaias Fortes no Bairro da Tigela e do cemitério “sozinho” que na ocasião a presidente da associação Marilete Almeida entregou às autoridades um abaixo assinado pedindo a recuperação dos muros do cemitério; Marcos Flávio da comunidade de Santo Antonio falou sobre a insuficiência de iluminação e segurança pública nas ruas das nossas comunidades, inclusive citando trechos e nomes de algumas ruas que estão totalmente desprovidas de iluminação. 

Francisco Ferreira Lima (Chiquinho da Gnu) falou sobre o caos da saúde nas três comunidades já citadas anteriormente e em Chapadinha como um todo, citando a cobrança de RX no HAPA; Larissa da comunidades de Nossa Senhora do Bom Parto falou sobre o desconforto das ruas e chamou a atenção de todos para que pensem com carinho e urgência nas ruas mais acidentadas e também citou trechos e nomes das ruas que mais necessitam de cuidado. 

Diante de todos os questionamentos a Secretária Maria Coelho tomou a palavra e dialogou com o povo presente dizendo que estava surpresa com as notícias, pois sempre mandou merenda para as escolas, exceto nos meses de novembro e dezembro que houve mesmo uma falha devido a pendência de recursos do governo federal. 

Em seguida a prefeita Dulcilene Pontes fez uso da palavra e externou à todos que tinha merenda na escola e o gestor ou a gestora, por motivo que ela mesma desconhece, não preparava para servir as crianças e por isso ela recebeu várias mensagens de pais de alunos reclamando a falta da merenda escolar e que, por esse e outros motivos administrativos estão sendo trocados vários gestores escolar. 

A prefeita falou ainda sobre a construção da escola e disse que está mais difícil encontrar o terreno do que conseguir o recurso para construir, uma vez que a área a sediar a escola não pode ser menor do que 80x80 metros de terreno, e, citou vários exemplos de obras a serem construídas e por não aquisição do terreno condizente com o tamanho a administração está encontrando dificuldades. 

Diante disso lançou o desafio para a comunidade, ajudá-la a encontrar o local para construir a escola. A prefeita respondeu todas as reivindicações e questionamentos feitos pelo povo presente e foi muito cautelosa ao falar da sua administração, pois teve a sabedoria de informar ao povo presente sobre as ações que está desenvolvendo e as que pretende desenvolver nas nossas comunidades. 

O Secretário Aluizio usou o microfone e procurou também responder os questionamentos e disse que já visitou as ruas à serem contempladas com calçamento e/ou asfalto no bairro Campo Velho e citou-as, falou ainda sobre o cadastro do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. E continuou falando sobre a iluminação pública e informando aos presentes o endereço do escritório da empresa que cuida da iluminação. Aloisio detalhou as ações da Secretaria de Obras forma que muita gente participou com perguntas e as vezes com comentários. 

A avaliação do encontro pelo povo presente foi proveitoso e esperamos que o dito seja cumprido pela administração.


       NOTICIÁRIO PAROQUIAL


1)- Padre Neves viajou para Portugal no dia 20 deste semana para passar umas férias na de um mês e meio na casa de seus familiares. Ligou que chegou bem e com boa viagem graças a Deus

2)-Conforme relatório escrito acima, o Setor 01 das Santas Missões Populares promoveu um encontro alargado com as autoridades municipais  para tratar de vários assuntos de interesse dos Bairros do Campo Velho, Tigela e Parque Independência, nesta 4ª feira, dia 21,na quadra da capela de S. Pedro , Bairro Campo  Velho.

3)- Nesta semana,13 missionários e  missionárias de nossa  paróquia se deslocaram numa força tarefa das SANTAS MISSÕES POPULARES para a realização da Grande Semana Missionária de Tutóia. Parabéns aos missionários que se juntaram aos outros grupos de outras paróquias para essa força tarefa missionária.

4)- Brevemente acontecerá a XIX ARCA DA ALIANÇA – ou 19º Retiro de Carnaval- promovido pela RCC no Caique, aberto a toda a diocese. Se encontrarão uns 400 participantes nesse lugar de bênçãos. Data: 13 a 17 de fevereiro. Você pode ser um abençoado(a) nesse retiro da XIX ARTCA DA ALIANÇA.

5)- Também nesta semana acontece  um seminário dos grupos de oração  do Bairro da Cruz, no espaço da Kolping, aberto aos outros bairros. Participe.

6)- Os crismados que ainda não foram no Secretariado buscar seus certificados de Crisma  não esqueçam de ir buscar no Secretariado paroquial.

7)- As inscrições para CRISMA continuam abertas para outra sessão de crisma assim que retorne o P.Neves para continuar dando os cursos de formação

Nenhum comentário: