domingo, 23 de novembro de 2014

O cristão tem que ser diferente do indiferente


O indiferente é aquele “que tanto dá!”, o que não se interessa, o que não se quer chatear com nada. Vai vivendo! Obedece à fatalidade, é submisso à mediocridade, vive na banalidade! 

O cristão tem que fugir deste patamar. Pensa:
Se ouviste falar de Cristo, procura encontrá-lO. Se O encontrares procura conhecê-lO. Se O conheceres, procura servi-lO. Se O servires, procura amá-lO. Se O amares, procura torná-lO tua única riqueza. Se assim O apreciares, identifica-te com Ele, aceita Suas propostas e procura testemunhá-lO. 

Afinal, Ele é o Caminho que veio ao nosso encontro, é a Verdade que, como Mestre, Ele nos ensinou, é o Senhor que nos deu tudo que temos. Não sejamos preguiçosos! Corramos para Ele, para O conhecer e amar!

O mundo não é dos espertos, dos sabidos que a todos sabem enganar e que de tudo sabem tirar uma vantagem para seu próprio proveito. O mundo é das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza, um dia, vai ser descoberta e virará vergonha. ( Já se começou a falar disso? Não escutas?!) 

A honestidade pode demorar, mas vai-se tornar um precioso exemplo para as futuras gerações. A esperteza enganadora corrompe a vida das pessoas e atrasa o desenvolvimento social. O excesso de comida que se estraga na casa do espertalhão é o quantitativo que falta na mesa dos famintos. 

A roupa que tu acumulas no teu guarda-roupa é a que falta ao pobre que não tem com que se vestir bem. A honestidade enobrece a alma de quem a tem. Dá alegria a quem a pratica. Cria fraternidade em quem a busca.

Sê humilde para admitir os teus erros! Sê inteligente para aprenderes deles. Sê maduro para os corrigires!


OLHAR, VER E ADMIRAR!


“Olhar” é apenas um gesto. Um mexer de olhos. Ordinariamente não significa muito. Apenas um direcionar um órgão corporal para alguma coisa. Mas “ver” já é uma atitude. Um gesto humano. Requer interesse e sensibilidade. Algo nos atraiu e puxou a atenção. Requer que seja freada nossa pressa de passar. 

Quem vê sempre fica com uma lembrança. Deixa-se impressionar. Mas “admirar” é mais que olhar e ver. É acordar para uma realidade escondida. E acolhê-la. Deus depois que criou o mundo olhou-o como Sua obra admirável. Nós também temos que aprender a admirar o que passa por nós, saber parar para saborear e se extasiar. 

Quem admira passa a soleira do desinteresse, dá a mão e busca acolher. Mas só acolhe quem é acolhido. Para acolher é necessário que o outro se deixe acolher, que não fuja e aceite nossa solidariedade. A admiração só é razoável quando não é interesseira ou manipuladora. Tem que ser fraterna e gratuita. Exige confiança. E só assim suscita credibilidade. 

Dizia um autor que nós conhecemos Deus pelos Seus pés. Admirou, amou... e enviou Jesus que viveu na nossa proximidade. Andou pelos caminhos de nossa terra, caminhos de missão e fez-se Caminho. Jesus, caminho de Deus e caminho para os homens. Via para a eternidade: “versão de Deus em pequenez humana”, como diz D.Casaldáliga. 

E Zubiri acrescentava: “o homem é a maneira finita de ser Deus”. Em Cristo, recebemos a dignidade de filhos, de participantes da divindade. Eis a nossa grandeza! Deus visitou seu povo (Luc.1,68), acompanhou os discípulos de Emaús (Luc.24) na sua rota de desânimo e fuga, convidou Filipe a ser evangelizador de rua (At.8,26) e enviou os Apóstolos por todo o mundo (Mat. 28,18). 

O cristão não pode ser acomodado. Tem que se colocar a caminho e ir ao encontro dos irmãos afastados: a “pastoral do encontro”, do aperto de mão, da saudação amiga, da visita e do tapinha nas costas! 

As comunidades não se devem comportar como meros clientes que frequentam a liturgia como quem vai a um supermercado, recebem o favor divino, a graça e se vão contentes de dever cumprido. Desaparecem. Temos que ser colaboradores de Deus, administradores dos dons recebidos. Saber incendiar o mundo, transmitir a Mensagem que nos foi entregue. 

O Evangelho não é um livro que se coloca na estante. É uma vida, um estilo de vida, um modo de viver que se comunica por testemunho, por atração, por um jeito fraterno de amar. Todos missionários do Divino Missionário que é Cristo, Missionário do Pai. 

MAIS VALE ESCAPAR FEDENDO QUE MORRER CHEIROSO


Há meses seguia para S. Luís conduzindo o Ranger. Confesso meu pecado: a uma certa velocidade! Um pouco antes de chegar a Baturité, uma atrevida vaca pulou de lado, mesmo em cima do carro. Não tive jeito! Não havia como escapar! Bati com toda a força no animal, ele voou para o outro lado da pista e... salvou-me a abertura do “air beg” cujo gás fedeu tanto que eu pensava que o carro estava ardendo. Saí apressado, meio incomodado e, graças a Deus, apesar do cheiro, estava vivo e ileso. Foi então que me lembrei do provérbio que é certo: “mais vale escapar fedendo que morrer cheiroso!” E hoje, lembrado desse fato, desejo aplicar o provérbio a outras situações:
- “ Mais vale sofrer para evitar a droga que, querendo gozar, morrer por ser drogado!” Vê-se cada espetáculo! Gente que anda por aí caindo aos pedaços, com cara de defunto, só por ter ilusórias viagens de prazer com droga.
- “Melhor educar o instinto sexual que viver escravo do sexo toda a vida!” O órgão sexual mais importante está na nuca: a hipófise. Quem coloca a cabeça a pensar sabe controlar-se e não deixa passar imorais desejos para a esfera do genital.
-“Preferível aceitar viver com sobriedade que roubar para ser rico!” Há ilusões sonhadas que se pagam caras. A vida humilde, mas passada em liberdade, é melhor que vida com muitos bens, encarcerada em penitenciária.
- “Melhor ser frágil diante de Deus que, dominando tudo, pensar que é um deus!” O pouco, com Deus, é muito. O muito, sem Deus, é nada. Melhor sentir a riqueza da honesta pobreza que ser pisado por ter abusado da sua orgulhosa riqueza.
-Preferível conviver na diversidade que viver sozinho por se dizer diferente!” Temperamento dominador não aceita a diferença dos outros. Prefere separar-se para tentar dominar outra pessoa. E, pensando que é o máximo, acaba por sofrer o desespero da solidão.


    NOTICIÁRIO DA PARÓQUA

1)-Os padres Casimiro e José Adauto estarão ausentes da paróquia esta semana. Vão a Contagem, Minas Gerais, participar da Assembleia Regional dos Missionários da Boa Nova.

2)-O seminarista José António, também membro dos Missionários da Boa Nova, também viajará para Minas Gerais e termina assim o seu ano de estágio pastoral entre nós. Chapadinha lhe agradece. Queremos aqui expressar-lhe nossa alegria pela sua presença, agradecer-lhe sua dedicação apostólica e desejar que continue rumo ao sacerdócio missionário. Não o esqueceremos e continuaremos unidos pela oração.
                   




3)-Estamos torcendo para que esta semana chegue o material de reflexão e preparação para o Natal. Incentivamos famílias e grupos a reunirem-se e prepararem-se para a grande festa do Natal. Aproveitemos esta data para celebrar a união familiar e avivar nossa amizade a Cristo, versão pobre do Deus misericordioso.

4- As assinaturas do jornal litúrgico e da Liturgia Diária estão sendo feitas muito devagar. Pedimos que esta semana, quem o desejar, venha renovar sua assinatura.

5)-Queremos fazer, logo que for possível, um curso para novos Ministros Extraordinários da Comunhão. Solicitamos às Coordenações das Comunidades que vão pensando em possíveis candidatos que só devem ser convidados pelo Pároco depois de apresentação da Comunidade. Requere-se que sejam pessoas com prática religiosa, com mais de 24 anos, situação regular na Igreja e com devoção ao Santíssimo Sacramento. Estes Ministros não são só para distribuir a Comunhão nas Missas, mas para serem portadores de Cristo Eucaristia áquelas pessoas que não podem participar das celebrações.

6)-Neste fim de semana, haverá Encontro de Cura e Libertação do grupo de Oração do Bairro da Cruz feito na Kolping.

7)-Muita gente não compreendeu porque no Boletim anterior chamamos de “elefante branco” a construção do ginásio esportivo do Campo Velho. A alegoria se aplica, porque elefante dura muito, come muito e não costuma haver elefante branco a não ser motivo de doença. O ginásio demorou muito, comeu muitas verbas e foi atacado de grave doença de corrupção.

8)-A comunidade de S. Camilo, no Areal, festeja hoje Cristo Redentor, o titular de sua igreja. Depois de, durante a semana, terem feito encontros pelas casas no bairro, hoje haverá missa solene e procissão.
                    



9)-Anunciamos para o próximo domingo, pelas 16,30H, a inauguração da nova capela de Santa Teresinha, na Boavista. A reconstrução e melhoramento do espaço custou à Paróquia R$40.000,00.



Nenhum comentário: