domingo, 12 de outubro de 2014

Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos


Para Deus atuar não precisa apresentar o seu currículo escolar. E tem outra escala de avaliação das pessoas e das coisas. Suas escolhas não dependem da categoria pessoal nem da importância social dos preferidos. Sua escala de avaliação não depende também da espessura da carteira nem da marca de carro que alguém use. 

Ele olha mais fundo: no coração. E a pessoa vale tanto quanto menos empecilhos colocar à Sua ação. Por isso, merece sempre a preferência quem é simples e inocente. Nem sempre vence o mais forte. Nem sempre ganha o mais poderoso. A ação de Deus é paradoxal: há mais felicidade em dar que receber (, é morrendo que se vive, a força manifesta-se na fraqueza (2Cor.12,9), a vitória de Cristo passa pela derrota do Calvário...

Antigamente a mulher não tinha grande espaço de ação na sociedade, mas Deus valeu-se de Ester para salvar seu povo e de Maria para nos trazer o Salvador. Os governantes já eleitos estão escolhendo pessoas bem preparadas para os ajudar na governação.

 Deus tem outra maneira de selecionar seus colaboradores mais diretos: não escolhe os capacitados: capacita os que escolhe.  Todos são seus filhos e o que mais importa é que não coloquem empecilhos à Sua ação. 

A Mãe Maria foi fecunda na sua virgindade, foi forte na sua total obediência e tornou-se, na História da Salvação, a mensageira de recados. No Calvário foi declarada Mãe Universal e, humilde, Deus a escolhe para alcançar misericórdia para os necessitados terem uma vida feliz. 

Foi assim em Caná da Galileia, em Fátima, em Aparecida... Maria, humilde, escolhe pessoas humildes para proteger os mais humildes através de gestos de muita humildade.  E  assim continua alcançando e distribuindo a graça divina. Ela é sempre Mãe e tem poder de intercessão. 

Esquecer Maria é abandonar o caminho mais curto para Deus. Consagrar-se a ela é sentir sua constante proteção. Você, amigo leitor, é certamente consagrado a Nossa Senhora. Isso significa alguma coisa para si? Tem procurado prestigiar Sua Padroeira e Padroeira do Brasil com uma vida digna e santa? 

OH! MINHA NOSSA SENHORA! QUE VIDA ESQUISITA!

Há tempo para nascer e tempo para crescer. Há tempo para ser criança irresponsável e tempo para ser adulto maduro. Há tempo para trabalhar e tempo para brincar. Mas não se pode passar toda a vida na brincadeira e viver sem responsabilidade. Viver de qualquer jeito, “ao calha”, deixar-se levar na onda, fazer só o que apetece, deixar-se arrastar pelo fácil e engraçado da vida, só fazendo o que vem à cabeça, viver ao impulso do espontâneo, como se fossemos eternas crianças! 

Viver assim, sem sentido nem direção, não pode levar ninguém a uma realização feliz nem a sociedade a um desenvolvimento seguro. Vejamos algumas manifestações dum comportamento frívolo que gera uma cultura de imbecilidade:

- vai-se a uma sentinela e passa-se o tempo a contar anedotas e a falar e rir. O único que está calado e sério é o morto! Avalia-se uma sentinela pela comida que oferece e aproveita-se para “bisbilhotar” todos os cantos da casa.
- Enterra-se um familiar e nunca mais se visita o local a não ser no dia de finados e tem que haver alguém que indique onde está a sepultura.
- No dia de casamento, com a gravata sem nó, com entrada na igreja a rigor com marcha e tudo, promete-se tudo para constituir uma família. Na noite seguinte, volta-se à vida de solteiro. Passa-se a noite fora de casa e só se chega embriagado de manhã e com mil razões e exigências.
- Vive-se uma campanha eleitoral como se fosse um carnaval fora de época. Vende-se o voto como se fosse uma salsicha. Vai-se a uma carreata com perigo de ida e por mera folia. Adere-se a um candidato só porque faz muita zoada e é mais grosseiro no ataque ao adversário; não interessa seja ficha suja ou ficha melada pelo máximo de roubalheira.
- Pensa-se em adquirir qualquer coisa (que nem é muito necessária!), mas logo se vai comprar para pagar às prestações. E, depois da primeira prestação, esquece-se o compromisso, obrigando o armazém a vir buscar a coisa usada. Há quem queira comprar até uma Bíblia às prestações!
- Tem-se um aparelho de música. Mas não é só para nós. É para toda a vizinhança e para todo o bairro, se for possível. Barulho para incomodar todo o mundo! Não há respeito pelos outros nem pela sua saúde. Importa que todos saibam nossos gostos e se deliciem com eles.
- Vai-se a uma novena no bairro. Pede-se um copo de mingau e, no fim, copo no chão. Prova-se um caldo de ovos e joga-se a colher e o copo no chão. Desembrulha-se um doce e... plástico no chão. E depois ainda se diz com cara lavada que sujos são os portugueses
.- Troca-se de religião como quem muda de camisa. Vai-se batizar o filho no “capa verde” só porque não se quer participar numa reunião de formação cristã. Batizar, sim, mas permanecer numa eterna e total ignorância religiosa.
- Compra-se uma roupa para a filha ou para a mulher e, quanto mais ela fique parecendo com uma pitomba descascada, tanto melhor! Não há senso de pudor!
- E, por aí vai! No espontâneo, no fácil, no frívolo, na irresponsabilidade, na imbecilidade... Não! Assim, não! Assim não é viver! Nem deixar os outros viver!’


DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

O Papa Francisco escreve de uma maneira muito simples, mas com muita profundidade. Na sua mensagem para o Dia Mundial Das Missões, neste ano de 2014, que se vai celebrar no próximo dia 19 deste mês, fala da urgência da evangelização do mundo e da alegria de podermos participar nessa Missão salvadora que foi entregue a Jesus e que continua pela ação do Espírito Santo. 

Dentro da Igreja, ou somos missionários ou não somos cristãos. A Igreja nasceu “em saída”, com a vocação de ir a todos os povos, sobretudo às periferias geográficas e existenciais onde vivem os mais marginalizados. Por isso, o cristão não pode sossegar parado, bem desinteressado na sua indiferença. Quem ama contagia. 

Quem experimenta o amor de Deus não sossega sem comunicar essa experiência a outros. Afinal, ser cristão não é conhecer alguns dogmas, decorar uma doutrina ou aceitar algumas práticas morais. Nem, tão pouco ter uma prática religiosa esporádica. Isso é pouco. Isso não é nada! Ser cristão é uma paixão, uma santa experiência de comunhão profunda com Deus em Cristo. 

O Mestre adverte seus discípulos, enviados em missão, duma alegria diferente e superior a qualquer outra: a de, em comunhão Trinitária e pela ação do Espírito, ser canal da graça para outros. A obra evangelizadora é sempre ação de Jesus. Quem nela se disponibiliza a colaborar não faz favor. 

Apenas aceita uma graça: ser enriquecido na perspectiva da comunhão trinitária. Ser missionário é graça grande que nos é concedida e que gera júbilo de poder colaborar com Deus, transmitindo Seu amor aos outros. Isso mesmo levou Maria a glorificar o Senhor e a disponibilizar-se para ser a primeira cristã missionária. Jesus estremece emocionalmente e exulta de alegria por ver correr na ação evangelizadora dos discípulos a presença do céu, o amor com que o Pai ama Seu filho e O envia ao mundo para salvar a humanidade. 

Nossa felicidade e sentido de vida não pode realizar-se na busca desordenada de prazeres superficiais que só geram tristeza e individualismo estéril. Os bispos são os primeiros responsáveis pelo anúncio evangelizador, mas, todos os batizados devem-se preocupar com a Missão, porque ainda há muitos espaços humanos onde não foi anunciado o Evangelho de Jesus. E, noutros lugares, é preciso uma “reevangelização”. 

O Papa Francisco alegra-se porque, apesar de haver falta de vocações sacerdotais e religiosas, cresceu a consagração de leigos à obra missionária. O Papa pede para que se ore com muita fé e se colabore economicamente para que a Igreja possa chegar aos confins do mundo e à profundidade de todos os corações.

NOTICIÁRIO PAROQUIAL

1)-A capela de S. Expedito está pronta. Vai ser inaugurada no próximo domingo, se deus quiser, a começar pelas 16.00H. Quem levar carro é preferível deixá-lo na estrada, perto da CHAVEPAR, porque a rua do Sol é muito estreita e não dá para fácil estacionamento. A distância é pequena. Esta capela foi construída em terreno comprado que foi murado e tem um Centro com duas salas, arrecadação e dois banheiros. Aí a paróquia gastou cerca de 180.000 reais.
2)-P. Antônio encontrou-se esta semana com o grupo de senhoras do Movimento do Apostolado Terço que fizeram uma peregrinação a santuários marianos na Europa. Estiveram dois dias em Fátima e aí se encontraram com P. António que tudo fez para ir lá.


 3)-Hoje é domingo, dia de Nª Sª Aparecida, Padroeira do Brasil e da comunidade que leva o Seu nome na nossa cidade. A novena foi bem participada, sobretudo depois do dia da eleição política. A capela foi melhorada nas sacristias e no adro.


4)-A comunidade de Novo Castelo festeja também sua Padroeira, S. Margarida. Impressionante o entusiasmo em que está decorrendo o festejo e a limpeza e arranjo do terreno anexo.

IGREJA DE S .MARGARIDA - NOVO CASTELO

  
IGREJA DE SANTA TERESINHA - BOA VISTA
 5)-Vai-se aumentar e arranjar a capela de Santa Teresinha na Boavista. O atual espaço do templo mostra-se pequeno para as celebrações, mesmo dominicais, e há terreno livre.
6)-Esta semana visitaram-se as comunidades do interior: Buriti do Estevão, Vila Nova, Barroca da Vaca, Pé da Ladeira, Tutanguira, Poções do Rio Preto e Ninas e Vila Boa Nova. Hoje, domingo, serão visitadas as comunidades de Baturité e Poções dos Façanhas que têm como Padroeira Nª Sª Aparecida.


7)-No próximo domingo será o Dia Mundial das Missões. Os ofertórios de todas as celebrações reverterão  a favor da obra das Missões e serão enviados pela diocese para Roma para ajudar na formação, viagens e outras necessidades dos territórios onde a igreja não está suficientemente implantada. Pedimos a todos que procurem ser mais generosos.





Nenhum comentário: