segunda-feira, 3 de março de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - VIDA NOVA, 1º DOMINGO DE MARÇO. GRANDE RETIRO DE CARNAVAL NO CAIC



Deus não é alternativa. É necessidade fundamental. Deus não é atalho. É Caminho único. Deus não é aperitivo. É o único alimento capaz de saciar nossa fragilidade. Deus não é problema. É solução final. Deus não é pequena lamparina. É luz que ilumina todo o horizonte humano. Deus não é peça de reserva para ser usada em caso de acidente, como pneu sobresselente. É motor que dá força a todos os nossos movimentos. Deus não é ajudante de algum deuzinho que inventamos. É Deus mesmo, único e Criador de tudo.  

Perante isto, não nos podemos ausentar de Deus. Precisamos dEle, precisamos de nos agarrar a Cristo que foi e é Sua presença, Sua oferta de Salvação. Quando O procuramos, é Ele que nos encontra. Quando esperamos, Ele chega sem falhar. Quando a praia nos seduz, Ele é o mar. Quando buscamos a aurora, Ele é o sol. Quando vivemos à deriva, nós é que somos a noite. Não podemos caminhar no vazio e só Ele é o Caminho. É meu Pastor e meu Amigo. 

Acalma-me quando grito, corrige-me quando erro, levanta-me quando peco, espera-me quando tardo, consola-me quando choro e me sorri quando canto. Ele é o meu Pastor e vai comigo.


Vida cristã não se vive em “play-back”, na mera repetição familiar ou cultural, papagueando o que nos disseram. Outros, por imitação, não nos podem substituir. Pode a esposa ou a mãe ser muito religiosa, mas se eu não sou... Deus não usa óculos nem precisa de lupa. Bem que me conhece! Temos que O procurar até assumir o fascínio desse encontro. Não há cristianismo convencional, nem virtual. A fé é pessoal.  Daí a necessidade da nossa escolha.


Quer seja carnaval ou quaresma, quer sejamos velhos ou novos, precisamos de Deus. Podemos esconder-nos atrás de máscaras, mas Ele nos conhece. Podemos adiar nossa conversão, mas é Ele que, no seu amor, sempre a está motivando. Podemos atordoar o ambiente com zoada, mas Ele não deixará de nos transmitir Sua mensagem no silêncio do coração. Quando não cremos, não é Ele que dorme. Somos nós que sempre cochilamos.


O nosso tempo tem como deus todo-poderoso o prazer. E à sua volta inventou reinos de interesses, luxos, dinheiro, facilidades, vaidades, consumismo... Em oposição, cresce o Reino de Deus. A busca dos prazeres pode-nos tapar o rosto, mas não nos esconde aos olhos de Deus. Os ídolos que criamos e os pseudo-valores que amamos são tentação e prova para nos certificar se acreditamos ou não na verdadeira segurança que vem de Deus.

O REINO DO CONTRASSENSO

O tempo está mudado. O tempo ou as pessoas? – Não se sabe mais. Só sentimos que tudo está de pernas pro ar. O antigo passou, deve-se esquecer. O futuro ainda não aconteceu, não preocupa. E o presente faz-se como cada um quer. É a lógica do irracional. Hoje vale o diferente, a novidade, o espontâneo... A verdade foi privatizada. Cada um faz a sua, para se escolher o que dá mais lucro. 

O subjetivo substituiu o natural, a aparência a realidade, o falso é verdadeiro e o verdadeiro é desprezado. O efémero impera sobre o consistente, o interesse sobre a convicção, o precário sobre o definitivo, o artificial sobre o real. O tradicional histórico foi condenado à eutanásia pelo incômodo que causava. 

Agora vale a invenção, o moderno, o charme, o brilhantismo... O certo é o errado. O errado foi entronizado e ocupou o lugar do certo. O sexo deixou de ser serviço à vida e ao amor. É mero passatempo, lazer recreativo, ócio gozoso e facultativo. 

Por isso, as autoridades e as instituições de ensino estão elucidando os professores sobre o uso da camisinha para que os alunos aprendam o que já sabem e deixem de saber o que deviam aprender. Quem casa é por pouco tempo, porque o amor de hoje é ocasional e provisório. Bom é o namoro, porque se faz ao ar livre e, se não tiver a proteção duma estrela feiticeira, deixa-se! Reina aquilo de que cada um gosta, mesmo o pular a cerca, porque homem nenhum é de ferro! 

Quem trabalha para viver é porque não sabe fazer mais nada. Hoje em dia, a profissão mais proveitosa é ser ladrão, tirar o que os outros ganham com esforço. E, para ladrões andarem livres na rua, os cidadãos têm que ficar presos, pela segurança, em casa. Alguém descobre o ladrão? – Cadeia para ele, porque colocou obstáculo a um emprego rendoso e em forte crescimento. 

Como há falta de água na Itamacaoca, hoje o mais prestigiado é o bêbado, porque dá lucro aos bares que dão sustento para famílias pobres. O padre tem é que estudar menos. Senão fica sabido demais e descobre os podres dos corruptos. Depois quer ser santo, prefeito, juiz... tudo! 

No reino do contra-senso, merece ser odiado e condenado. Seja perseguido! Bacana mesmo hoje é casar homem com macho e mulher com fêmea. Proibido casar homem com mulher porque isso já passou de moda, é coisa antiga de há muitos séculos. Proibido ser gente normal. Honestidade?  

Isso é anormalidade não desejada, porque só não aproveita quem é besta! Carnaval? – O tempo verdadeiro, a época mais desejada, porque normaliza o ridículo, a máscara, a mentira, o irracional, a descarga, a saída para o imaginário. É um parêntesis do sério, do tem que ser. Mas, cuidado! 

A Bíblia é a Palavra definitiva e aconselha a não sermos como porcos que engordam para a matança (Tiago, 5,5) ou como cachorros que comem o que vomitaram (IIPed.2,22), isto é, gostam de voltar ao que deixaram antes. Precisamos de seguir o Caminho e não as vielas que os homens inventam e que não levam a lado nenhum.

ENSINAMENTOS DO PAPA FRANCISCO

“Somos parte da igreja; mais ainda: tornamo-nos construtores da Igreja e protagonistas da História. Jovens, por favor, não se ponham na “cauda” da História. 

Joguem ao ataque! Chutem para diante, construam um mundo melhor, um mundo de irmãos, um mundo de justiça, de amor, de paz, de fraternidade, de solidariedade. Jogai sempre ao ataque!”. 

Jesus nos pede que a sua Igreja viva seja tão grande que possa acolher toda a humanidade, que seja casa para todos! Ele diz a mim, a você, a cada um: ”ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Nesta noite, respondamos-lhe: sim, Senhor! Também eu quero ser uma pedra viva”. ( aos jovens na chegada à vigília da JMJ)


A igreja “em saída” é a comunidade dos discípulos missionários que “primeiriam”, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam. “Primeiriam”- desculpai o neologismo – tomam a iniciativa! A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (Cf.IJo.4,10) e, por isso, ela sabe ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. 

Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva. Precisamos ser um pouco mais ousados e tomar a iniciativa”. (Exortação: Alegria do Evangelho, nº 24)

Não devemos deixar-nos vencer pela cultura do provisório que hoje nos invade a todos. A vida familiar deve ser construída não sobre a “areia dos sentimentos que vai e volta”, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus. A família nasce deste projeto de amor que quer crescer, como se construísse uma casa que seja lugar de afeto, de ajuda, de esperança, de apoio.

 É bom que vosso casamento seja sóbrio e faça sobressair aquilo que é verdadeiramente importante. Alguns estão mais preocupados com os sinais exteriores, o banquete, as fotografias, o vestido e as flores: são coisas importantes numa festa, mas só se forem capazes de indicar o verdadeiro motivo da alegria. O casamento católico implica “estar juntos e saber amar-se para sempre” e precisa de oração.

 A vida em conjunto é “uma arte”, um caminho de paciência e de beleza que se faz todos os dias e para o qual são necessárias três palavras: com licença, obrigado e desculpa! Sabemos todos que não existe família perfeita. Nem marido perfeito, nem mulher perfeita. Não vamos sequer falar de sogra perfeita...

 O casamento é um trabalho de todos os dias, um trabalho artesanal, porque o marido tem a missão de fazer da esposa mais mulher e esta tem a missão de fazer do marido mais homem. Acusar o outro para se justificar a si mesmo é um instinto que está na origem de muitos desastres.

 Aprendamos a reconhecer os nossos erros e saber pedir desculpa”( encontro com 25.000 noivos de 30 países).

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1- RETIRO DE CARNAVAL- Está decorrendo o 18.º retiro de Carnaval- XVIII  Arca da Aliança, promovido pela RCC, no CAIC. São mais de 500 participantes de Chapadinha, Urbano Santos  e de Anapurus.  Parabéns aos jovens e adultos presentes.


2- Segunda feira, P. Francisco Sequeira fará aniversário. 85 anos. E na terça feira será a vez de P. Casimiro: 75 anos. Parabéns por estas lindas idades e que Deus os abençoe.


4- Neves recebeu da “Mesa Diretora da Câmara Municipal de Chapadinha uma moção de solidariedade pelas calúnias das quais foi alvo nas redes sociais, de represália pela sua atuação como cidadão”. Agradecemos o gesto, mesmo de quem não assinou porque, certamente, apoia arbitrariedades desse género. Pedimos que quando houver erro no trânsito, nos desculpem. Agora caluniar para ofender ou se vingar, não consentiremos!


4- Foi recebido também um convite da Excelentíssima Prefeita Municipal para a Paróquia participar da Audiência Pública do 3.º Quadrimestre de 2013, referente às metas fiscais. O Pároco agradece muito o convite, mas, por motivos pastorais (missa, retiro de carnaval, preparação duma reunião diocesana) não pode participar. Mas também, números ele já conhece, porque foi professor de matemática alguns anos. E, como diz Albert Einstein, “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.


5 -Queremos iniciar a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” no próximo domingo, nas missas da manhã. O livrinho com a Via-sacra, cânticos e conteúdo das reuniões estará à venda no fim das celebrações de hoje. Será bom que se organize as reuniões em todas as comunidades.


6 -A imposição das cinzas será feita Quarta-feira de Cinzas na Matriz às 17.30H, nas comunidades de Campo Velho, Terras Duras e Bairro Novo às 20.00H.

Na quinta feira será a vez de Areal e Aparecida e celebração penitencial na Matriz às 20.00H. Na sexta feira: Boavista, às 15.30H. Corrente, S. Luzia e N.ª  Sr.ª de Fátima às 20.00H. No sábado: Bairro da Cruz e Tigela. No domingo: Nª  Srª de Lurdes, Santana e S. José à hora da celebração, como de costume.

7 - Convidamos todos os casais da Pastoral Familiar para um encontrão no próximo sábado às 20.00H no CEBNET. Já temos uma equipe que orientará a pastoral provisoriamente.


8 -Na quinta feira é dia de confissões como preparação para a 1ª sexta feira de março.


9 -No próximo sábado, dia 8, vai ser um dia de preparação para começarmos a catequese no dia 15 em todas as comunidades. A reunião com todos os catequistas começará às 14.00 no Centro.

10. Sexta-feira houve uma reunião a nível regional com as Paróquias de Chapadinha,. Mata Roma e Anapurus sobre a situação de violência nesta região e a colaboração que as Paróquias podem dar para melhorar o ambiente. Presente o Sr. Bispo. Falaremos disso no próximo número.


11 - A construção da capela de N.ª  Sr.ª de Lurdes está continuando. Esta semana vamos telhar, se Deus quiser. E já foi limpo o terreno da futura capela de S. Expedito.


12 - Francisco Mário continua com sua saúde em situação crítica, assim como a irmã do P. Neves. Agradecemos orações.


13-Atenção jovens que se querem preparar para o Batismo ou para a Primeira Comunhão! Matriculem-se no Secretariado ou no secretariado de catequese no Centro, porque vão haver dois grupos de jovens ou adultos ajudados por outros jovens que pertencem ao grupo missionário “Servos do Evangelho .

Veja fotos do Retiro de Carnaval e do Encontro regional  das Paróquia de Chapadinha. Anapurus e Mata-Roma.:














Nenhum comentário: