domingo, 16 de fevereiro de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - PENSEM MAIS ALTO

                        
 Hediondo disparate querer justificar o erro. Ou inocentar o errado, só porque me dá lucro. Mas péssimo mesmo é comprar a obrigação de defender o erro dos outros, vender sua dignidade ou trocá-la por interesses alheios. 

Falta de nobreza de vida, vazio moral, desmoronamento intelectual. Desenvergonhada maneira de colocar o véu do fingimento para estorvar a passagem da verdade. Custa-me, mas compreendo, que alguém que nasceu e foi educado em arbitrárias tradições queira continuar a fazer o mesmo. 

Mas gente nova que tem formação, que estudou e tem cabeça para pensar não a saiba usar para trabalhar e se venda a interesses alheios... isso me indigna fortemente. Não enterrem suas potencialidades, não aceitem a mesquinhez, tenham vergonha de dependurar seus dias na imbecilidade. 

Lutem por uma Chapadinha mais desenvolvida, humana e habitável. O Baixo Parnaíba deve ser, a nível nacional, a região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Empurrem as administrações públicas pra frente. Não as desculpem pela ineficácia, não escondam a corrupção, não se transformem em defensores... Mandem os oportunistas trabalhar, que não queiram enricar à custa da miséria alheia. 

Lembrem-se dessa multidão que ainda vive na marginalidade! Não gastem forças defendendo um sistema econômico-social que só privilegia uma minoria. Deixem de exibir ideias exibicionistas defendendo pessoas que não souberam administrar o Município com competência e que se entretiveram a defender mais seus interesses que a humanizar nosso ambiente. 

Não se trata de passar por aí a distribuir notas de cinco reais ou a promover shows para alegrar basbaque. Contava minha avó, que um espanhol colocou dois grilos numa caixa e esqueceu-se de lhes dar de comer. Pois, diz a história, os dois grilos comeram-se um ao outro e... nada restou. 

Sempre que leio ou observo o que se passa no campo da política em Chapadinha, lembro-me desta história. Também aqui há dois grupos, adversário um do outro. Um que está no poder e outro no ex-poder ou a desejar subir ao poder. Ambos poderosos, mas rivais. Um ataca e o outro contra-ataca com o mesmo material polêmico. Ambos com corrupção suficiente para dar e emprestar. Um vive da corrupção, outro é corrupto.

É uma guerra com dias e horário marcados. Tudo no mesmo campo de batalha. Usando artilharia da mesma marca de efeitos xingatórios. E com o mesmo efeito: passar tempo, alimentar a rivalidade. 

Um afirma e o outro confirma. Um diz o que o outro é e recebe, em resposta, a mesma peça de artilharia. “Maneira de ocupar falantes para tudo ficar como dantes”. Todos com razão porque abusos estiveram aí à vista de todos. Governos que, quando tiveram voz e vez, governaram-se o melhor que puderam. 

E o povo sempre esquecido! São dois grupos como dois eram os grilos do espanhol. E, como os grilos do espanhol, comem-se um ao outro sem nada ficar de útil. Combatam a corrupção mostrando que desejam a ética na governação. Combatam o egoísmo onde quer que ele esteja. 

Sobretudo quem é novo: não pactue com o errado! 
Gente nova com maneira nova de governar.

"EM TERRA DE SAPOS, DE CÔCORAS COM ELES!"

Impressionante o esforço dos beneficiados pelas licitações municipais para tentar ridicularizar a denúncia feita e que não é verdade o publicado. Habilidade que mais admira pela falta de ética que pela pretensão. Sei que é difícil aceitar o denunciado, mas precisamos de explicações oficiais. E, enquanto elas não vierem, inútil pagar a “blogueiros” para mandar piadas. 

A Paróquia tenta educar a população para a participação. Nunca omitiu esse dever e nunca deixou de o fazer. É uma questão de moralidade pública que, embora custe a quem está acostumado a trabalhar pela calada, exige mudança e menos ganância. 

Pedimos que haja educação nas referências, nem que sejam longínquas, porque responderemos à letra. “Na terra dos sapos de cócoras com eles!”. Estamos em estado de direito e que ninguém queira meter o dedo nos olhos do povo. 

Até hoje não recebemos resposta plausível para as informações que demos no último Boletim. Não denunciamos por denunciar. Exigimos, sim, correção no planejamento e atuação administrativa. 

Queremos colaborar com critérios lúcidos, formar uma opinião pública e acabar com exageros que ofendem o bem comum, isolam as autoridades em seus interesses mesquinhos e demasiado individualistas. Essa é nossa obrigação e esses são os nossos direitos. 

Repetimos: não denunciamos por denunciar. Admiramos, sim, quem trabalha e sabe trabalhar, quem é virtuoso e não se deixa viciar na aplicação do dinheiro público. E pedimos que ninguém se desculpe só por se desculpar, sem apresentar razões da sua acalorada verborreia. 

Aguardamos a prestação de contas e confirmamos que as licitações são todas por doze meses. Inútil espalhar que foi erro do copista ou que é por três anos. Tudo é tentativa de enganar o povo sobre o que foi publicado no Diário do Governo. 

Talvez seja melhor corrigir a maneira de planejar e administrar. Para culminar, veio ao conhecimento público um pregão do ano passado, com os respetivos vencedores, duma compra da Secretaria de Saúde Municipal, no montante de R$4.255.235,00 (olhem bem: quatro milhões...), de que o Conselho Municipal de Saúde (de que a Paróquia faz parte!) nem tomou conhecimento. 

Admiramos a passividade do Ministério Público em Chapadinha. Faz que ignora o que toda a população conhece e quer saber a razão. Achamos que as Instituições Públicas, encarregadas de proteger o bem comum, devem ser mais ativas. 

Desejamos brevemente promover um movimento para que seja explicada à população a razão pela qual continuam encurraladas algumas famílias na Tiúba e se deixa fazer justiça por próprias mãos. O caso está a revoltar muita gente. 

A Justiça deve ser respeitada por todos e também por quem a deve promover no estado de direito


UM SANTO TRISTE É UM TRISTE SANTO

A tristeza contagia e isola, divide a alma, semeia o mal-estar, azeda as relações e envinagra todas as energias tornando-as estéreis. A amargura, o pessimismo e o medo... são irmãos gêmeos que gostam de passear pelo nosso tempo. Caras pesadas, olhares preocupados, vidas destroçadas por constante nervosismo, almas cheias de sombras de melancolia, vontades amarradas por estranhas forças... Vidas vencidas! 

Tudo isto é a tristeza que paralisa existências, fazendo-as ruminar manias e guardar nos corações queixumes e desgosto por tudo. “Um santo triste é um triste santo”, diz o ditado. Pelo contrário, a alegria embeleza o rosto, faz brilhante o olhar, ativa a respiração, aumenta a corrente do sangue para o cérebro, dilata os pulmões e eleva toda a vida psíquica. 

O Papa Francisco refere-se à alegria na sua Exortação Apostólica 84 vezes. Ou o Evangelho nos faz alegres, crentes com uma alegria íntima que parte da harmonia das faculdades pessoais, ou ainda não iniciamos a caminhada séria da fé no encontro com Cristo. Temos imensos motivos sociais e sobrenaturais para viver com alegria. 

Se nos convertemos a Deus, é porque Deus primeiro se converteu a nós e nos fez seus filhos, seus amados a quem concede imensa graça. A alegria não se alimenta de gargalhadas, de sorrisos... mas nasce e se espraia na harmonia interna que suaviza o viver. A alegria contagia, sabe suavizar arestas, e retirar o peso de situações críticas. 

A alegria é remédio que devemos tomar todos os dias, para poder brindar todas as ocasiões com uma atitude discreta e leal de afeto. A alegria sabe valorizar os outros e colaborar com eles. A melhor maneira de viver alegre é procurar a alegria dos outros. 

A melhor maneira de ser feliz é trabalhar para os outros serem felizes. A única maneira de conservar a paz é distribui-la.



         NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1- No passado sábado e hoje domingo o Grupo de teatro João Paulo II está levando a efeito uma iniciativa louvável: recordar a todos a necessidade da alegria e da boa educação. Queremos que o gesto fique como incentivo a que se repita por mais vezes para atingir toda a Paróquia. Parabéns ao Prof.Tiago e aos jovens que colaboraram.

2.  Realizou-se, na terça feira passada, no CBNET uma reunião com a presença do Sr. Bispo e cerca de 25 pessoas vindas de S. Luís e outras dioceses preparando a Romaria da Terra e das Águas que se vai realizar aqui em Chapadinha nos dias 17 e 18 de Outubro de 2015. A análise da conjuntura da realidade em que vivemos e que nos foi apresentada é um tanto desesperada. O sistema sócio-econômico de governação privilegia uma minoria, deixando a maioria da população esquecida. Por isso a marginalidade aumenta, o que favorece a criminalidade. E o perigo é se o povo acorda e compreende a situação em que o colocaram.

3.  Por engano, no último boletim, escrevemos que a catequese começaria com as inscrições no dia 17 de março. Engano. 17 de Fevereiro. E os encontros de catequese começarão no dia 7 de Março. Também houve gralha no quantitativo de uma licitação da internet. Não R$ 350.000,00, mas 324.000.00. Na soma dos dois quantitativos que está exata, verifica-se que foi gralha. Pedimos desculpa.  Vão começar nesta semana as matrículas para a catequese paroquial.

4- Hoje, depois da missa da noite solenizada com o Coral Paroquial será abençoada a cobertura sobre o palco da praça. Um melhoramento que foi oferta do sr. Francisco Rodrigues de Araújo, dono da empresa  TRIMETAL, a quem muito agradecemos.

5- No próximo domingo vamos inaugurar o Centro Catequético da comunidade de S. Antônio, pelas 16.00H. Não haverá na capela missa de manhã. A missa de ação de graças será celebrada à tarde, antes da benção. Também no próximo domingo será realizado o segundo retiro das Santas Missões na Prata e na Aparecida. Depois da missa de terça feira, na Aparecida, será feita uma reunião com os representantes desse setor que inclui o Bairro da Cruz. Terras Duras ficará para depois

.6- Esta semana, será realizado o Cerco de Jericó. O Santíssimo Sacramento está exposto na antiga casa das Irmãs da Caridade, junto à Praça da Matriz. Pedimos a todos que retirem um pouco do seu tempo para adorar a deus. Estão afixados nas comunidades os papéis com os responsáveis pelas noitadas e pelas horas de adoração.   

7- Foi já feita a Escritura e pago o terreno para a capela de S. Expedito no bairro do Sol Nascente. A construção da capela de Nª S. de Lurdes, se Deus quiser, vai ser começada a telhar esta semana. E correu muito bem e participada a festa da Padroeira no bairro.

8- Vão começar nesta semana as matrículas para a catequese paroquial. As matrículas devem ser feitas no bairro em que moram as crianças e os adolescentes. Vamos fazer todo o possível para que o CBNET, do centro, sirva só para Profissão de Fé e Crisma.

Adicionar legenda



Adicionar legenda






Nenhum comentário: