segunda-feira, 6 de maio de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - A MEDIDA DO TER NUNCA ESTÁ CHEIA!




A paróquia não é formada por cristãos clandestinos, vivendo sua fé na privacidade, restringindo sua vivência apenas ao interior dos templos. Embora corrompido pelas vagas de tolerância e pusilanimidade que o mundo de hoje, tão prodigamente, nos envia, sentimo-nos comprometidos com o templo do espaço social onde se joga o destino dos homens. Se assim não fosse, se ser cristão fosse só rezar levantando as mãos para o céu, era fácil demais. Não podemos viver em silêncio covarde. Deus existe e deu-nos o mandamento do amor. Para viver profundamente unidos a Ele, temos que viver comprometidamente unidos a nossos irmãos. Queremos e exigimos que nossa fé ajude a construir o Reino de Deus na cidade humana. E ninguém nos exija eterna paciência no presente à espera do que poderá vir a acontecer, por hipótese, no futuro. O Evangelho não é sedativo para sonos tranqüilos. (Também não é força guerrilheira!). Mas queremos que seja compromisso gerador de colaboração amiga para o bem de todos. 

Há anos que Chapadinha vive em certa letargia. O desastre que é ser pisado, pretensiosamente enganado... indigna. (Para não dizer: revolta-nos!). Pelo menos a mim. Mas a experiência do desprezo só é desastrosa quando desmobiliza. Se inquieta, é benéfica, porque geradora de coragem e criatividade. Não podemos estacionar no impossível. Não somos adeptos da imbecilidade. Não queremos que ninguém nos reduza a peças de uma engrenagem de enriquecer alguém, supostamente bem privilegiado. O tempo é uma escola preciosa onde temos que aprender a lição da dignidade, do dever cumprido e de uma vida saudável. Não queiram que a Igreja viva desinteressada ao lado de multidões perturbadas que transitam a seu lado. Os tempos mudaram e hoje já não é possível enganar todo o povo por todo o tempo.

Vem isto a propósito de notícias que surgem sobre o que acontece em Chapadinha. Chutam de um lado, chutam de outro e alguns acertam no gol. Há coisas que são comprovadas a olho nu. Não é preciso lupa grossa para nos apercebermos de irregularidades graves que comprometem o futuro desta terra que queremos mais bela não só no letreiro do carro de lixo, mas na realidade. Temos sido penalizados por uma maneira de governar centralizadora, oportunista e descarada. Quem governava pensava que sabia demais e dispensava a participação. Uma ou duas pessoas resumiam tudo e todos. E poucas vozes discordantes se levantaram. Talvez para ser possível perpetuar o disparate quando lá chegassem. Só que isso não vai acontecer. Não aceitamos continuar. Como está, está mal. A dissonância também é música. Mas tem que tender à afinação. Senão não há quem agüente. E, como está, prevê-se que fique cada vez pior. Amanhã pode ser tarde demais.

O grupo administrativo atual está terrivelmente desunido. E sem assessoria inteligente. Não é novidade para ninguém. Dá a idéia de um grupo de ratos a ver quem mais tira. Sabemos que a medida do ter nunca foi cheia. Uns nomeiam quem lhes apetece para garantir votos. Outros têm a “política do funil” em que tudo tem uma direção certa que é o lucro individual. E com toda a rapidez. Sem demora. Desde já.

Assim não se pode continuar, senhores! Haja quem mande e obedeça quem deve. E fora com pretensões exageradas que só estão a prejudicar. Temos que refletir duas coisas: A Prefeitura ainda não foi a leilão e, por isso, ainda não pode ser considerada propriedade privada. Uma coisa. Outra: política não dá poder. Dá energia para o conquistar. E conquista-o quem tem a maioria dos votos. Poder só vem por delegação do povo, origem do poder. E o povo não deu poder a duas pessoas. Só a uma. O resto é usurpação. Ponto final.



AMOR... AMOR... AMOR! MAS ONDE O 
ENCONTRAR?

         

Amar é preciso. O amor, síntese de uma dinâmica relacional boa, é humanizante, abrangente e progressivo. Humanizante porque ajuda a pessoa a ser cada vez mais pessoa. Abrangente porque alastra, se comunica, abrange cada vez mais áreas da existência. Progressivo porque tem a lei do crescimento: “hoje mais que ontem, amanhã mais que hoje”. 

Na pessoa que ama predomina o sinal mais.
Mas é necessário não confundir o amor com “amorzinhos”, “amor à primeira vista” ou com brincadeiras amorosas. O emocional é fugaz. O aparente é enganador. O superficial cheira a desistência. O fácil costuma não ser verdadeiro. Por isso, o amor exige tempo, estudo, renúncia,  cuidado,  análise  e  fortaleza  para evitar enganos, frustrações e tristezas. Os gregos chamavam ao amor verdadeiro: “Ágape” que tem sua origem  em  “Agon”  que  significa  sofrimento.  Não  há amor   sem  renúncia,  sem  escolha,  sem  sofrimento.  A  seguir  coloco  algumas  das conclusões do muito que tenho lido sobre este tema:- Namoro é preparação para uma aventura a dois, para uma festa, para a realidade da família. Fazer do namoro uma brincadeira, antegozando o prazer que Deus dá para facilitar a procriação e o amor... é preferir a prostituição.


- Namoro sem liberdade de escolha, sem poder aprofundar o conhecimento mútuo... é devaneio.
- Tempo de namoro serve para selecionar valores. Como quem escolhe flores em tempo de Primavera.
- Namoro sem encontro da personalidade dos dois é desencontro.
- Namoro sem aprofundamento das mentalidades... é mero passatempo.
- Esconder sua mentalidade para poder manter o namoro... é cegueira.
- Dizer que se ama outra pessoa para ver se ela nos ama... é fraco negócio.
- Quem não é fiel no namoro, tem toda a probabilidade de ser infiel no casamento.
- O namoro é sério quando é tempo de crescimento.
- As pessoas aventureiras casam por simpatia. As imaturas casam por amizade. As pessoas com maturidade exigem casamento por amor.
- Há caprichos que brilham fora de casa e, sobretudo, na adolescência da vida ou na vida que parece adolescente. Mas causam lágrimas e desespero em casa ou no casamento.
- A palavra “cônjuge” vem da expressão: “com o mesmo jugo”. Não há bom resultado no trabalho com o mesmo jugo se não houver conjugação de esforços.
- Pensar que o amor dos dois evita todos os problemas... é infantilismo.
- Deixar para depois do casamento o abrir seu pensamento, o expressar suas idéias... é irresponsabilidade.
- Confiar que, depois do casamento, vai dar tudo certo, vai realizar-se a mudança tão prometida... é enganosa ilusão.


NOSSA COMUNHÃO E ETERNO GESTO DE GRATIDÃO!


Cristo Ressuscitado e exaltado infundiu Seu Espírito nos discípulos. E continua comunicando-O em todos os chamados. Continua, Ele mesmo, soprando Seu Espírito sobre os que escolhe, para os ajudar na história humana a realizar Sua empreitada salvadora. O Espírito é promessa de Jesus e dom do Pai. É o Espírito da Verdade, o Paráclito que nos movimenta para o bem. As pessoas e as estruturas são animadas por Ele que encarna e dinamiza o Evangelho na História. “Sem o Espírito Santo, Deus está distante, Cristo permanece no passado, o Evangelho é uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo e a ação moral uma ação de escravos. Mas, pelo Espírito Santo, o tempo vira kairós, espaço de graça salvadora, o Evangelho é força do Reino de Deus, a Igreja realiza a comunhão da humanidade com a Trindade, a autoridade se transforma em serviço, a liturgia é memorial atualizador e antecipação da liturgia celeste, a ação humana se deifica” (Atenágoras)


Pelo Espírito, a Igreja realiza a plenitude em Cristo. Não é continuação substitutiva. É atualização da própria presença de Cristo na história, Sua Missão assumida e realizada. Cristo não é personagem do passado.  Foi de ontem, é de hoje e será de sempre. É contemporâneo de cada ser humano. Habitou e habitará todos os tempos. Está e sempre estará presente. Pela Sua força, a Aliança não é mais limitada a um povo, não mais caracterizada pela circuncisão, mas inserida no interior, no coração de cada ser humano, o que a torna mais íntima, universal, profunda e eterna. É o Espírito Santo que anima a comunidade dos Amigos de Jesus, dá coragem e fidelidade ao testemunho fiel dos evangelizadores, incentiva-os na missão e amadurece, em cada um, Seus frutos: amor, paz, alegria, paciência, espírito de serviço, bondade, confiança nos outros, mansidão e auto-domínio (Gál.5,22)


Ao Espírito Santo ficam os Missionários da Boa Nova que aqui trabalham e trabalharam a dever a perseverança no serviço eclesial, durante 35 anos, nesta paróquia de Chapadinha. Ao Espírito Santo queremos agradecer nossa comunhão na fé e na vida pastoral, apesar de tantas dificuldades ao longo destes 35 anos. Ao Espírito Santo dedicamos o templo da Bela Vista, nas 1.000 casas, como lembrança e gesto de gratidão pela Sua ação nesta parcela do Povo de Deus, no Baixo Parnaíba. Ao Espírito Santo dedicamos todo o nosso trabalho, cansaço, alegrias e luta contra empecilhos nesta Igreja, em Chapadinha. Ao Espírito Santo agradecemos e oferecemos, mais uma vez, toda a dedicação, entrega generosa e comprometida ação dos Missionários, Missionárias, Religiosas, Líderes pastorais, pessoas e comunidades, leigos em geral que, em espírito missionário, têm trabalhado e evangelizado Chapadinha. Ao Espírito Santo, louvor, glória e ação de graças para sempre.

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA:

1- Hoje, domingo haverá a benção e inauguração da Igreja de S. José, na Bela Vista, depois do  Areal. Começaremos pelas 15,30h com uma pequena caminhada e depois teremos a celebração.

2- P. Neves segunda feira para Portugal. Demorará mês e meio, mas depende dos médicos de família.

3- Na sexta feira passada houve a Primeira Comunhão na Corrente.

4- Hoje, domingo, por causa da benção da nova Igreja, não haverá exposição do Santíssimo. Ficará para o próximo domingo.

5- Esta semana, a preparação para a Primeira Comunhão será no Centro e em Nª Sª de Fátima.

6- Estamos em Maio e, como é tradição haverá a peregrinação das imagens com a benção das casas. As ofertas recebidas serão gastas a fazer uma gruta de Nª Sª de Lurdes na Praça da Matriz.

7- Começou-se a reforma da antiga Casa das Irmãs da Caridade.

8- Vamos tentar ajudar jovens a ir à Jornada Mundial da Juventude. A lanchonete da Matriz ficará a cargo deles, mas pedimos que haja colaboração entre todos e não competitividade e desunião.

9- Ontem, sábado, aconteceu uma grande notícia para a Igreja Católica: a Beatificação daquela que em breve será a primeira Santa negra e filha de escravos a BEATA NHÁ CHICA ( Francisca de Paula de Jesus), natural de São João del’Rei (MG). A cerimônia ocorreu na cidade Baependi, onde a santa viveu. Um irmão dela que tornou-se juiz deixou grande herança para ela, mas distribuiu pela pobreza e outra parte destinou para a construção de uma igreja a N.ªS.ª da Conceição. Ficou conhecida com uma grande conselheira. Acendia um vela, rezava e acertava com os conselhos para quem precisava, atendendo até gente que vinha do Rio de janeiro 

10- Nosso Informativo e Formativo “Vida Nova” irá ficar também de férias até o retorno do P. Neves. Obrigado.
( Obs: Nas próximas postagens poderá olhar as fotos da inauguração da igreja de São José. Aguarde).













Nenhum comentário: